LABO EXPERT: LABORATÓRIO EXPERIMENTAL TECNOLÓGICO

  • Autor
  • Guilherme Santana Souza
  • Co-autores
  • Aline Pinho Dos Santos
  • Resumo
  •  

    Este trabalho visa contribuir com os alunos da rede pública de ensino, garantindo um fácil acesso aos equipamentos laboratoriais, evidenciando a possiblidade da construção de seus próprios equipamentos a partir de materiais reaproveitáveis, proporcionando-lhes boas práticas. O curso técnico de análises clínicas tem grande variedade no mercado de trabalho, dessa forma, é necessário que o técnico esteja apto para exercer suas funções nas diferentes áreas de atuação. Assim, o CETEP Sisal II (Centro Territorial de Educação Profissional do Sisal II) tenta proporcionar práticas laboratoriais, além de pesquisas científicas que preparam o aluno para o mercado de trabalho. Nessa perspectiva, surgiu a ideia de produzir os próprios equipamentos laboratoriais, a partir de materiais sucateados, isso, visando suprir a necessidade de equipamentos que são escassos. As escolas necessitam de uma grande variedade de instrumentos para o desenvolvimento de aulas que proporcionem ao aluno interesse e grande aprendizado, além, de uma consciência com a sustentabilidade ambiental que tem sido foco de discurso e preocupação mundial, já que o planeta está cada vez mais comprometido contra a ação indiscriminada dos seres humanos em nome do progresso e a favor do desenvolvimento sustentável. Nessa ótica, muitos são os problemas sociais e ambientais enfrentados pelos indivíduos, mas poucos são os indicadores que fazem justiça à sustentabilidade e à qualidade de vida. Assim, a turma se organizou em grupos para que cada equipe produzisse equipamentos, tendo em vista a necessidade e a importância nas aulas práticas. Utilizando metodologias de buscas para o entendimento da funcionalidade de cada equipamento e como cada peça seria substituída por materiais sucateados, que iriam para o lixo, inicialmente, ou que estavam guardados sem o devido uso. Nas aulas eram discutidas as possibilidades e era contextualizado com as matérias da grade curricular, como cálculos para saber a rotação de cada equipamento, ou conhecimentos de física como a óptica para produção do microscópio. Os resultados encontrados foram bastante satisfatórios, pois foi possível concretizar os equipamentos, ajudando assim a instituição com instrumentos para as aulas práticas e produções científicas. Portanto, o trabalho demonstra que é possível produzir equipamentos através de materiais em desuso, fazendo com que esse ganhe uma nova e nobre função. Os equipamentos escolhidos para a produção foram aqueles de grande relevância  para o curso de Análises Clínicas, sendo deles: O Homogeneizador Sanguíneo, que é responsável por evitar a coagulação sanguínea; o Agitador de Kline, que é responsável pela agitação de placas de Kline, em exames de VDRL, microplacas e outros; o Contador de Células, que é empregado na realização de hemogramas; o Destilador Fracionado, usado para separar misturas de dois ou mais líquidos miscíveis entre si e que não são azeotrópicas; a Centrífuga, que é usada para separar diferentes fases de uma amostra, de maneira muito eficiente; o Microscópio Óptico, que serve para visualizar seres microscópicos invisíveis a olho nu. É nesse cenário que, finalmente, o próximo passo é compartilhar esse trabalho com a comunidade.

    Referência: GRACIOLLI, S. R.P. Sustentabilidade e qualidade de vida: uma reflexão. 2014. Disponível em: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1865

     

  • Palavras-chave
  • Laboratório; Equipamentos; Reaproveitáveis.
  • Área Temática
  • 1.Ciências Agrárias e Engenharias
Voltar Download
  • 1.Ciências Agrárias e Engenharias
  • 2.Ciências Biológicas e da Saúde
  • 3.Ciências Exatas e da Terra
  • 4.Ciências Humanas e Sociais
  • 5.Letras, Linguística e Artes
  • 6. Interdisciplinar
  • categoria teste

Comissão Organizadora

Manassés Neto
Luís Soria
ALEXANDRA SOUZA DE CARVALHO

Comissão Científica