O contexto educacional passou por mudanças consideráveis no último ano, diante da pandemia que assolou o mundo a partir de 2020. O ensino da matemática tornou-se ainda mais complexo, frente a nova realidade do ensino remoto. O objetivo geral dessa pesquisa é elaborar uma proposta didática física e virtual para aprendizagem significativa e motivadora das operações básicas da matemática. A metodologia pautou-se na realização do Brainstorming (tempestade mental), que auxiliaram no desenvolvimento do jogo. Com a ideia formalizada, a metodologia partiu para a segunda etapa, a construção das regras. Na sequência, a terceira etapa foi a construção do jogo. Por fim, a quarta etapa consistiu na avaliação da proposta, feita na triangulação da proposta com documentos norteadores do ensino, sendo o principal deles a BNCC. Avaliando o jogo na perspectiva posta pela BNCC para o ensino fundamental, foi possível observar que o MATEDOBA constitui uma boa estratégia para o ensino da matemática de forma lúdica, uma vez que os estudantes vão mentalmente equações com os números naturais e os mesmos necessitam argumentar e justificar os caminhos matemáticos utilizados para chegar nas resultantes. A confecção do jogo MATEDOBA expressa como é possível a criação de materiais didáticos, com baixo custo e de fácil acesso, como estratégia lúdica e motivadora para o contexto presencial e remoto. Além disso, o MATEDOBA envolve questões interdisciplinares, como o estudo da arte e de elementos regionais do Paraná, que podem despertar a curiosidade dos jogadores de outros estados.
Comissão Organizadora
Manassés Neto
Luís Soria
ALEXANDRA SOUZA DE CARVALHO
Comissão Científica