RELATO DE EXPERIENCIA NAS RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS: EDUCAÇÃO CIENTIFICA CRÍTICA E O PAPEL DA FORMAÇÃO DOCENTE

  • Autor
  • Alan dos Santos Souza
  • Resumo
  • Este trabalho é um relato da experiencia vivenciada no segundo semestre de 2017, época em que frequentava a disciplina Linguagens na sala de aula, do Programa de Pós-Graduação em Critica Cultural no campus II da UNEB e atuava como supervisor de professores em formação pelo PIBID. Este trabalho descreve como e porque despertei a consciência negra e reconheci possibilidades para a educação cientifica antirracista. Relato minha “primeira experiencia” pedagógica abordando as questões etnicorraciais, e explicito (sem analisar) os resultados dessa intervenção. Para tanto apresento as DCN’s para Educação das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana como referencial teórico e seus pressupostos basilares como sugestão a serem utilizados em uma porventura “primeira experiência” como esta, na educação das relações étnico-raciais. Na época, buscava intersecionar esta experiência com um levantamento bibliográfico de teóricos como Pennycook (1994) e Moita Lopes (2002) que defendam por meio do letramento critico a formação de indivíduos politizados e questionadores para uma transformação social.

  • Palavras-chave
  • Educação cientifica, relações étnico-raciais, formação docente
  • Área Temática
  • 6. Interdisciplinar
Voltar Download
  • 1.Ciências Agrárias e Engenharias
  • 2.Ciências Biológicas e da Saúde
  • 3.Ciências Exatas e da Terra
  • 4.Ciências Humanas e Sociais
  • 5.Letras, Linguística e Artes
  • 6. Interdisciplinar
  • categoria teste

Comissão Organizadora

Manassés Neto
Luís Soria
ALEXANDRA SOUZA DE CARVALHO

Comissão Científica