Este trabalho é um relato da experiencia vivenciada no segundo semestre de 2017, época em que frequentava a disciplina Linguagens na sala de aula, do Programa de Pós-Graduação em Critica Cultural no campus II da UNEB e atuava como supervisor de professores em formação pelo PIBID. Este trabalho descreve como e porque despertei a consciência negra e reconheci possibilidades para a educação cientifica antirracista. Relato minha “primeira experiencia” pedagógica abordando as questões etnicorraciais, e explicito (sem analisar) os resultados dessa intervenção. Para tanto apresento as DCN’s para Educação das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana como referencial teórico e seus pressupostos basilares como sugestão a serem utilizados em uma porventura “primeira experiência” como esta, na educação das relações étnico-raciais. Na época, buscava intersecionar esta experiência com um levantamento bibliográfico de teóricos como Pennycook (1994) e Moita Lopes (2002) que defendam por meio do letramento critico a formação de indivíduos politizados e questionadores para uma transformação social.
Comissão Organizadora
Manassés Neto
Luís Soria
ALEXANDRA SOUZA DE CARVALHO
Comissão Científica