Programa de Transição Escolar para o Ensino Médio: uma proposta baseada em evidências.

  • Autor
  • Eric Antonio Bispo Souza
  • Resumo
  •  

    A transição escolar para o ensino médio é reconhecida como um fenômeno potencialmente crítico na vida de diversos adolescentes, os quais apresentam problemas no novo contexto de escolarização.  Programas de facilitação da transição para o ensino médio ainda são escassos em publicações científicas no Brasil, o que aponta para uma lacuna importante de referências científicas nacionais acerca dos programas institucionais criados para a promoção da permanência e êxito de adolescentes na entrada no ensino médio. Este projeto de pesquisa visa propor a construção de um programa de transição escolar para o ensino médio, baseando-se nos achados científicos e informativos publicados nacional e internacionalmente acerca de programas de facilitação da transição escolar. Foram realizadas buscas avançadas dos descritores “high school transitions” ou “transitions to high school” (transições para o ensino médio) adicionados (AND) de “programs” (programas) ou “adjustment” (ajustamento), com possibilidade de encontrar os termos exatos no título, no assunto ou no conteúdo, no período de 1999 a 2019 no portal periódicos da CAPES. Além disso, fora desse período específico foram realizadas buscas no Google Acadêmico com vistas a encontrar estudos ou descrições de práticas referentes à socialização/ habilidades sociais de adolescentes e preparação para o sucesso escolar, a fim de ampliar o alcance dos achados da literatura. 

  • Palavras-chave
  • Transições escolares. Ajustamento escolar. Ensino médio.
  • Área Temática
  • 4.Ciências Humanas e Sociais
Voltar Download
  • 1.Ciências Agrárias e Engenharias
  • 2.Ciências Biológicas e da Saúde
  • 3.Ciências Exatas e da Terra
  • 4.Ciências Humanas e Sociais
  • 5.Letras, Linguística e Artes
  • 6. Interdisciplinar
  • categoria teste

Comissão Organizadora

Manassés Neto
Luís Soria
ALEXANDRA SOUZA DE CARVALHO

Comissão Científica