A transição escolar para o ensino médio é reconhecida como um fenômeno potencialmente crítico na vida de diversos adolescentes, os quais apresentam problemas no novo contexto de escolarização. Programas de facilitação da transição para o ensino médio ainda são escassos em publicações científicas no Brasil, o que aponta para uma lacuna importante de referências científicas nacionais acerca dos programas institucionais criados para a promoção da permanência e êxito de adolescentes na entrada no ensino médio. Este projeto de pesquisa visa propor a construção de um programa de transição escolar para o ensino médio, baseando-se nos achados científicos e informativos publicados nacional e internacionalmente acerca de programas de facilitação da transição escolar. Foram realizadas buscas avançadas dos descritores “high school transitions” ou “transitions to high school” (transições para o ensino médio) adicionados (AND) de “programs” (programas) ou “adjustment” (ajustamento), com possibilidade de encontrar os termos exatos no título, no assunto ou no conteúdo, no período de 1999 a 2019 no portal periódicos da CAPES. Além disso, fora desse período específico foram realizadas buscas no Google Acadêmico com vistas a encontrar estudos ou descrições de práticas referentes à socialização/ habilidades sociais de adolescentes e preparação para o sucesso escolar, a fim de ampliar o alcance dos achados da literatura.
Comissão Organizadora
Manassés Neto
Luís Soria
ALEXANDRA SOUZA DE CARVALHO
Comissão Científica