AZUL OU VERMELHO? O marketing cultural e a adaptação às cores dos bois-bumbás no 50º Festival Folclórico de Parintins

  • Autor
  • Dayanne Cristine Pires Dagnaisser
  • Co-autores
  • Lucia Marina Puga Ferreira
  • Resumo
  • O Festival Folclórico de Parintins é conhecido internacionalmente pela disputa entre os bois-bumbás Caprichoso e Garantido, que defendem respectivamente as cores azul e branca e vermelha e branca. A competição acirrada entre os bois-bumbás tornou-se um grandioso espetáculo conhecido internacionalmente, e por este motivo vem sendo foco de investimentos financeiros de diversas organizações, que utilizam estratégias comunicacionais com base na identidade das manifestações culturais Ademais, o folkmarketing, entre outras coisas, estuda essa relação que envolve a cultura popular e as estratégias de comunicação de certas organizações Este trabalho, resultado de um projeto de iniciação científica, objetivou conhecer as estratégias de folkmarketing empregado pelas organizações patrocinadoras no 50º Festival Folclórico de Parintins, bem como a adaptação das marcas às cores dos bois-bumbás.

  • Palavras-chave
  • Folkmarketing, Festival Folclórico de Parintins, Bois-bumbás
  • Área Temática
  • GT 3: Folkcomunicação Midiática
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XIX Conferência Brasileira de Folkcomunicação - FOLKCOM 2018

As Conferências Brasileiras de Folkcomunicação reunem pesquisadores, professores, estudantes, comunidades artística e jornalística, atores sociais ligados ao campo da cultura em torno da pesquisa das transformações da cultura popular e dos processos de comunicação nas manifestações populares, identificando os sistemas que as configuram enquanto espaços de crítica social, entretenimento cultural e de celebração cívica, além de analisar criticamente como a indústria midiática catalisa tais modos de pensar, sentir e agir dos grupos sociais e das comunidades e seu desenvolvimento.

NORMAS PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS

Artigos completos devem ter entre 10 e 15 páginas, incluindo título, resumo, palavras-chave e referências bibliográficas. Imagens devem vir no corpo do texto.

Cada pesquisador só poderá encaminhar um trabalho de sua autoria. São admitidas exceções no caso de coautoria, quando podem ser submetidos até dois trabalhos do mesmo autor, desde que um deles seja de autoria única e outro não ou que, sendo ambos em coautoria, o sejam com coautores diferentes. Na hipótese de coautoria,o(s) outro(s) autor(es) que desejar(em) certificado(s) e nominação no programa deverá(ão) estar regularmente inscrito(s) no congresso.

A Rede Folkcom estimula a produção de artigos em parceria entre pesquisadores já formados (doutores) e seus orientandos de pós-graduação e de graduação, bem como a indicação formal de que o artigo foi produzido em situação institucional de formação de recursos humanos para pesquisa (Pibic ou orientação de monografia, mestrado, doutorado ou pós-doutorado).

Os trabalhos devem ser enviados em versões em PDF por meio do sistema de submissão do evento.

Autores receberão confirmação via e-mail de recebimento do trabalho e serão informados da sequência de avaliação.

Autores devem indicar para qual GT o trabalho deve ser submetido. Todos os trabalhos serão reenviados aos coordenadores e a membros do Comitê Científico do evento ou avaliadores ad hoc, para avaliação cega por pares. Ementas dos GT´s podem ser acessadas aqui.

O trabalho aprovado deverá ser apresentado oralmente no GT por pelo menos um dos autores/coautores para que seja emitido o certificado de apresentação a todos os autores e coautores.

Ao enviar o artigo para o GT o responsável declara que é o autor do trabalho, ciente das leis de direitos autorais em vigência. O autor também cede os diretos de publicação para a Rede Folkcom.

Haverá prêmios estudantis para artigos de estudantes de graduação e pós-graduação. O evento também contato com concurso de audiovisual e de fotografia.

  • GT 1: Teorias da Folkcomunicação: Fundamentos e Metodologia
  • GT 2: Expressões da folkcominicação na cultura popular
  • GT 3: Folkcomunicação Midiática
  • GT 4: Folkcomunicação e Desenvolvimento Local
  • GT 5: Cultura, Meio Ambiente e Ancestralidade

Comissão Organizadora

Allan Soljenítsin Barreto Rodrigues (UFAM/Manaus)

Adelson da Costa Fernando (UFAM/Parintins)

Grace Soares Costa (UFAM/Manaus)

Lucas Milhomens Fonseca (UFAM/Parintins)

Gleilson Medins de Menezes (UFAM/Manaus)

Wilma Cristina Macedo de Pontes (SUSAM)

Manoel Marcos de Moura Clementino (ALEAM)

Renan Albuquerque Rodrigues (UFAM/Manaus)

Carlos Alexandre Rodrigues Ferreira (UFAM/Parintins)

Edilene Mafra (UNINORTE)

 

Diretoria Rede Folkcom (2017-2019)

José Marques de Melo (Presidente emérito da Rede Folkcom/Metodista)

Eliane Mergulhão (Presidente da Rede Folkcom/FATEC/UNIP)

Guilherme Moreira Fernandes (Vice-presidente da Rede Folkcom/UEPG)

Itamar Nobre (Diretor científico da Rede Folkcom/UFRN)

Lawreberg Advícula da Silva (Diretor administrativo da Rede Folkcom/Unemat)

Sônia Regina Soares da Cunha (Diretora financeira da Rede Folkcom/USP)

Júnia Mara Dias Martins (Diretora secretária da Rede Folkcom/UERN)

 

Comissão Científica

Dr. Allan Soljenítsin Barreto Rodrigues (UFAM, PPGSCA, PPGCCOM)

Dr. Antonio Carlos Hohlfeldt (PUC-RS)

Dra. Beatriz Dornelles (PUC-RS)

Dra. Betania Maciel (UFRPE)

Dra. Clarissa Marques (FACIPE)

Dra. Cristina Schmidt (UMC)

Dra. Eliane Mergulhão (UNIP/FATEC)

Dr. Fábio Corniani (UFSB)

Dr. Guilherme Moreira Fernandes (UEPG)

Dra. Irenilda de Souza Lima (UFRPE)

Dr. Itamar Nobre (UFRN)

Dr. Iury Parente Aragão (UNEB)

Dr. José Marques de Melo (Metodista)

Dr. Joseph Straubhaar (The University of Texas at Austin/EUA)

Me. Júnia Mara Dias Martins (UERN)

Dra. Karina Janz Woitowicz (UEPG)

Dra. Kátia Viana Kavalcante (UFAM)

Me. Lawrenberg Advíncula da Silva (Unemat)

Dr. Luiz Custódio da Silva (UEPB)

Dr. Marcelo Pires de Oliveira (UESC)

Dr. Marcelo Sabbatini (UFPE)

Dra. Maria Cristina Gobbi (Unesp/Bauru)

Dra. Maria Érica de Oliveira Lima (UFRN)

Dr. Osvaldo Meira Trigueiro (UFPB)

Dr. Severino Alves de Lucena Filho (UFPB)

Me. Sônia Regina Soares da Cunha (USP)

Dra. Suelly Maria Maux Dias (UFPB)

Me. Waldélio Pinheiro do Nascimento Júnior (UFPB)

Para acessar os anais da Folkcom 2017 clique aqui