Introdução: A coordenação motora é definida como o grau de desempenho na realização de várias tarefas motoras, coordenação de movimento e o controle sobre um determinado resultado motor e ter um nível adequado de coordenação não é importante somente no desenvolvimento geral da criança, mas, principalmente para que tenha estrutura para uma vida ativa. A coordenação motora está ligada diretamente às mudanças que ocorrem ao longo do tempo nos diferentes aspectos e expressões de comportamento motor das crianças e da sua relação com tais mudanças. Objetivo: Esta pesquisa tem como objetivo geral avaliar a coordenação motora de crianças em período escolar. Metodologia: Os dados não foram obtidos e concluídos, pois, trata-se de projeto de pesquisa do Programa de Iniciação Científica 2021/22 (PROIC). Este estudo trata-se de uma pesquisa de campo, com abordagem quantitativa descritiva. A pesquisa será realizada por meio de coleta de dados de crianças do ensino fundamental de uma escola estadual, situada no município de Patrocínio, Minas Gerais. O período de coleta será de fevereiro a junho de 2022. Constituirão como participantes da pesquisa, crianças escolares de faixa etária entre 6 a 11 anos, sem restrição quanto ao sexo. Para atingir os objetivos referentes a avaliação da coordenação motora dessas crianças, será utilizado o teste de coordenação motora (Körperkoordinationstest Für Kinder - KTK), desenvolvido pelos pesquisadores alemães Kiphard e Schilling em 1974. É um teste de rendimento motor no qual estão envolvidos alguns elementos da coordenação motora, como o equilíbrio, a força, o ritmo, lateralidade, a agilidade e a velocidade. O mesmo é composto por 4 provas denominadas Trave de Equilíbrio, Saltos Monopedais, Saltos Laterais e Transferência sobre Plataformas.
Comissão Organizadora
UNICERP Centro Universitário do Cerrado Patrocínio
Luiz Antônio Costa Júnior
SAMIR ALVES DAURA
DARLAN LEITE DA SILVA MARQUES
GISÉLIA GONÇALVES DE CASTRO
Bruno Pereira Diniz
Comissão Científica