FATORES QUE INTERFEREM NA QUALIDADE DE LEITE

  • Autor
  • Isabel Gonçalves Bueno
  • Co-autores
  • Italo José da Silva Luzia , Sabrina Machado Marques , Thaís Pires de Sousa Faria , Francielle Aparecida de Sousa
  • Resumo
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    Introdução: No Brasil, a produção de leite já é uma atividade consolidada e importante para a economia do país. Atualmente a produção leiteira tem sofrido influências de legislações sanitárias específicas, que abrangem parâmetros exigidos aos produtores, no quesito qualidade de leite. É notório que estes parâmetros exigidos pelas Instruções Normativas (IN) 76 e 77/2018, influenciam diretamente na remuneração do produto paga ao produtor rural. Objetivo: Enfocar a importância da qualidade de leite, para a indústria e para o produtor rural. Metodologia: Revisão bibliográfica sistemática, para abordagem do tema escolhido. Resultados: A qualidade do leite exigida mediante as IN abrange os parâmetros de composição físico-química (teor de gordura, teor de proteína, teor de lactose anidra, sólidos não gordurosos, sólidos totais), além de parâmetros microbiológicos como contagem bacteriana total (CBT), contagem das células somáticas (CCS), agentes patológicos e contaminantes do leite. Além disso, são exigidos padrões de acidez titulável; estabilidade térmica (alizarol); condições de armazenamento e transporte (condições de refrigeração), produção e industrialização. É sabido, que nos rebanhos leiteiros, a busca por esta qualidade, também pode estar associada a fatores extrínsecos como: melhoramento genético do rebanho, nutrição, manejo adequado, bem-estar animal.  Logo, ao longo da cadeia produtiva, é perceptível a competitividade entre os produtores e o enfrentamento desafiador do produtor em atender as exigências propostas para fornecer um leite com altos padrões de qualidade. Conclusão: O mercado consumidor está cada vez mais exigente e informado quanto a estes parâmetros e o retorno financeiro dos produtores tem sido aparente, a partir da adoção das novas legislações que requerem qualidade do produto ofertado.

     

  • Palavras-chave
  • Consumidor, Incentivos, Legislações, Produção leiteira.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Epidemiologia e Vigilância Sanitária
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