Avaliação da Coordenação Motora de Crianças com Transtorno do Espectro Autista

  • Autor
  • Danielle Lara Queiroz Ferreira Lara
  • Co-autores
  • Nilce Maria de Freitas Santos , Gisélia Gonçalves de Castro
  • Resumo
  • Introdução: O Transtorno do Espectro Autista é classificado como transtorno do neurodesenvolvimento comportamental ou mental, que se relaciona com algum fator ambiental ou condição genética. Objetivo: Avaliar a coordenação motora das crianças com o Transtorno do Espectro do Autismo. Metodologia: Esta pesquisa é caracterizada como um estudo transversal, pesquisa de campo, com abordagem quantitativa descritiva. A coleta de dados foi realizada por meio de preenchimento de um questionário do perfil sócio demográfico e aplicação do Teste Körper Koordinations test Für Kinder (KTK), no período de fevereiro a junho de 2021. O presente estudo teve como critério de inclusão crianças entre 4 e 11 anos de idade diagnosticadas com autismo que estavam em condições de realização do teste. O estudo foi aprovado pelo COEP - Comitê de Ética em Pesquisa – UNICERP sob o protocolo Nº: 20201450FIS010.  Resultado: Foram avaliadas 21 crianças, sendo 85,7 % do sexo masculino, a maioria apresentou comunicação verbal (95,2%) e nenhuma criança apresentou limitação física. Em relação à idade que a criança foi diagnosticada com TEA a média foi de 4,2 anos. Também foi observado que, 16 (76,2%) crianças apresentaram insuficiência na coordenação. Outro dado encontrado foi que quanto maior a idade do paciente melhor é o nível de motricidade global e que o índice de massa corpórea não influenciou no nível de motricidade global das crianças deste estudo.  Conclusão: Conclui-se que a criança com Transtorno do Espectro Autista pode apresentar insuficiência ou perturbação na coordenação motora associada a disfunções no ritmo, equilíbrio, lateralidade, força, agilidade e velocidade avaliadas pelo teste KTK. Dessa forma, a avaliação da coordenação motora destas crianças possibilita a identificação de alterações do desenvolvimento motor, possibilitando assim uma intervenção precoce favorecendo o desenvolvimento infantil adequado deste grupo especifico.

  • Palavras-chave
  • Autismo, Coordenação, Criança
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Saúde da Criança e Adolescente
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