Introdução: A consciência crítica deve ser trabalhada e estimulada, cabendo à educação o papel fundamental. Neste processo, é importante que o indivíduo desenvolva a capacidade de compreender e dominar suas ações em relação ao meio social em que vive se tornando um sujeito ativo. Objetivo: Demonstrar a contribuição de Paulo Freire para a formação de uma consciência crítica dos alunos, bem como será sua intervenção no meio social. Metodologia: Essa pesquisa foi realizada por meio da coleta de dados que sustentou-se na busca de dados teóricos em livros, artigos científicos, e sites especializados da internet, fundamentados em Paulo Freire e outros autores renomados que pesquisaram e escreveram sobre o tema. Resultados: A pesquisa mostrou que incentivar os alunos a conhecer melhor o meio em que vivem e buscar respostas para as suas perguntas, faz toda a diferença na vida deles, de maneira positiva. Uma aprendizagem com significado muda todo o sentido de aprender e essa deve ser a intenção dos educadores, sempre se adaptando às mudanças e inovando na metodologia de ensinar. A escola e os professores são os principais mediadores na consciência crítica dos alunos. Conclusão: As ações educativas são diálogos entre o educador e o educando, com liberdade para a vida plena enquanto ser humano e histórico. Através da realização desta pesquisa, pode se inferir que a educação é o instrumento principal para a tomada de consciência encaminhada ao conhecimento crítico. Dessa forma, necessária se faz uma atualização e a aplicação contínua do tema, uma vez que o mesmo precisa ser estudado e praticado na educação crítica defendida por Paulo Freire.
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