Consciência crítica: Qual é a sua importância na vida dos alunos segundo Paulo Freire.

  • Autor
  • Larissa Machado Silva
  • Co-autores
  • Maria das Graças Oliveira Alcelmo
  • Resumo
  • Introdução: A consciência crítica deve ser trabalhada e estimulada, cabendo à educação o papel fundamental. Neste processo, é importante que o indivíduo desenvolva a capacidade de compreender e dominar suas ações em relação ao meio social em que vive se tornando um sujeito ativo. Objetivo: Demonstrar a contribuição de Paulo Freire para a formação de uma consciência crítica dos alunos, bem como será sua intervenção no meio social. Metodologia: Essa pesquisa foi realizada por meio da coleta de dados que sustentou-se na busca de dados teóricos em livros, artigos científicos, e sites especializados da internet, fundamentados em Paulo Freire e outros autores renomados que pesquisaram e escreveram sobre o tema. Resultados: A pesquisa mostrou que incentivar os alunos a conhecer melhor o meio em que vivem e buscar respostas para as suas perguntas, faz toda a diferença na vida deles, de maneira positiva. Uma aprendizagem com significado muda todo o sentido de aprender e essa deve ser a intenção dos educadores, sempre se adaptando às mudanças e inovando na metodologia de ensinar. A escola e os professores são os principais mediadores na consciência crítica dos alunos. Conclusão: As ações educativas são diálogos entre o educador e o educando, com liberdade para a vida plena enquanto ser humano e histórico. Através da realização desta pesquisa, pode se inferir que a educação é o instrumento principal para a tomada de consciência encaminhada ao conhecimento crítico. Dessa forma, necessária se faz uma atualização e a aplicação contínua do tema, uma vez que o mesmo precisa ser estudado e praticado na educação crítica defendida por Paulo Freire.

  • Palavras-chave
  • Professor mediador, Educação, Aprendizagem significativa
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Educação Escolar e Ensino
Voltar Download
  • Botânica e Fisiologia Vegetal
  • Clínica e Cirurgia de Animais
  • Comunicação e Linguagem
  • Contabilidade e Finanças
  • Direito, Constituição e Cidadania
  • Direito, Governança, Compliance e Direito Ambiental
  • Direito, Judicialização e Pacificação Social
  • Educação Escolar e Ensino
  • Educação, Deficiência e Inclusão
  • Epidemiologia e Vigilância Sanitária
  • Fertilidade e Nutrição de Plantas
  • Fitotecnia e Fitossanidade
  • Genética
  • Gestão e Tecnologia
  • Gestão Empresarial e Mercado de Trabalho
  • Inovação, Empreendedorismo e Marketing
  • Saúde da Criança e Adolescente
  • Saúde do Adulto e Idoso
  • Saúde Materno Infantil
  • Saúde Mental
  • Saúde Pública e Gestão
  • Solo, Água, Sustentabilidade e Meio Ambiente
  • Tecnologia das Construções
  • Treinamento Desportivo e Performance
  • Zoologia
  • Zootecnia

Comissão Organizadora

UNICERP Centro Universitário do Cerrado Patrocínio
Luiz Antônio Costa Júnior
SAMIR ALVES DAURA
DARLAN LEITE DA SILVA MARQUES
GISÉLIA GONÇALVES DE CASTRO
Bruno Pereira Diniz

Comissão Científica