Introdução: O termo saúde possui inúmeros fatores que colaboram com a sua promoção, a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é uma ferramenta utilizada na promoção e que traz um amplo espectro, afim de atuar para moldar os hábitos alimentares, principalmente na infância, que é uma fase onde costumes alimentares são construídos. O ambiente escolar é considerado um local valioso para o desenvolvimento da EAN, e assim o profissional nutricionista pode contribuir na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, principalmente obesidade, através do conhecimento para que as crianças possam exercer sua autonomia nas escolhas mais saudáveis. Objetivo: Avaliar os conhecimentos adquiridos pelas crianças antes e após as atividades de educação nutricional desenvolvidas e classificar o estado nutricional. Metodologia: Este trabalho trata-se de um projeto aprovado pelo Proic do UNICERP. Os dados ainda não foram obtidos, pois o trabalho ainda não foi concluído. Trata-se de um estudo de caráter descritivo, comparativo, transversal e quantitativo, com crianças de 7 anos de ambos os sexos matriculados na Escola Estadual Líbia Lassi Lopes no ano de 2022, como critério de inclusão, será utilizado a autorização dos pais/responsáveis através do termo de consentimento. Em um primeiro momento será realizado a avaliação antropométrica através da aferição do peso e estatura, após isso serão realizados os cálculos do Índice de Massa Corporal (IMC) e as devidas classificações. Em seguida irão ser realizadas oficinas coletivas, abordando assuntos relacionados à alimentação saudável, através da cozinha experimentar e de atividades lúdicas. Será aplicado um questionário antes das atividades e no final do projeto será reaplicado o mesmo questionário, como forma de avaliar o impacto das ações de EAN.
Comissão Organizadora
UNICERP Centro Universitário do Cerrado Patrocínio
Luiz Antônio Costa Júnior
SAMIR ALVES DAURA
DARLAN LEITE DA SILVA MARQUES
GISÉLIA GONÇALVES DE CASTRO
Bruno Pereira Diniz
Comissão Científica