INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA.

  • Autor
  • VANESSA CRISTINA ALVES RIBEIRO MATOS
  • Co-autores
  • Maria Goretti Teresinha dos Anjos e Santos
  • Resumo
  • Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por diferenciações no comportamento do sujeito, especialmente na área da comunicação e das interações sociais. A dificuldade de socializar e interagir com familiares e com outras pessoas, mesmo sendo do seu próprio círculo social, se constituem em características comuns às pessoas com TEA. Objetivos: Mostrar os resultados de pesquisa bibliográfica e pedagógica no processo de aprendizado de crianças autistas na educação infantil, apresentar aspectos conceituais, históricos e legais do TEA e da educação infantil; contextualizar a intervenção pedagógica como prática docente; identificar práticas pedagógicas que promovam aprendizagens formais; identificar alternativas metodológicas que propiciem o desenvolvimento cognitivo e social de crianças autistas na educação infantil, bem como expor a experiência de intervenção pedagógica interdisciplinar e estudada com crianças autistas.  Metodologia: O estudo trata-se de uma revisão bibliográfica e vivência pedagógica sobre a temática em questão, por meio da análise de materiais produzidos sobre o assunto, sendo os dados coletados por meio de livros, artigos científicos e revistas especializadas. Como aporte teórico destacam-se Cunha (2015), Brandão (2011), Trigo (2011) e Lopes (2010), dentre outros. Resultados: Os resultados mostraram que o mito de que alunos autistas só aprendem de maneira isolada e autônoma deve ser quebrado e que se deve tomar como referência uma educação centrada nas possibilidades, no poder das interações sociais e no papel da escola nos processos de significação. Conclusão: A pesquisa bibliográfica concomitante com a experiência vivida em projeto científico, mostram, de maneira geral, como são aplicadas as estratégias utilizadas na integração social desses educandos/pacientes, suas interações com outras crianças e com o ambiente com o qual convive, promovendo a construção de uma rotina que contribua para o seu desenvolvimento social, cognitivo e motor. Apesar de uma análise preliminar sobre a educação de autistas, este estudo pretende contribuir para uma reflexão urgente e necessária, em que um olhar fundamentado em pressupostos da abordagem histórico?cultural possa ajudar a refletir sobre a prática educacional destes alunos.

  • Palavras-chave
  • Autismo. Educação. Inclusão. Ensino-Aprendizagem. Práticas Pedagógicas
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação, Deficiência e Inclusão
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