Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por diferenciações no comportamento do sujeito, especialmente na área da comunicação e das interações sociais. A dificuldade de socializar e interagir com familiares e com outras pessoas, mesmo sendo do seu próprio círculo social, se constituem em características comuns às pessoas com TEA. Objetivos: Mostrar os resultados de pesquisa bibliográfica e pedagógica no processo de aprendizado de crianças autistas na educação infantil, apresentar aspectos conceituais, históricos e legais do TEA e da educação infantil; contextualizar a intervenção pedagógica como prática docente; identificar práticas pedagógicas que promovam aprendizagens formais; identificar alternativas metodológicas que propiciem o desenvolvimento cognitivo e social de crianças autistas na educação infantil, bem como expor a experiência de intervenção pedagógica interdisciplinar e estudada com crianças autistas. Metodologia: O estudo trata-se de uma revisão bibliográfica e vivência pedagógica sobre a temática em questão, por meio da análise de materiais produzidos sobre o assunto, sendo os dados coletados por meio de livros, artigos científicos e revistas especializadas. Como aporte teórico destacam-se Cunha (2015), Brandão (2011), Trigo (2011) e Lopes (2010), dentre outros. Resultados: Os resultados mostraram que o mito de que alunos autistas só aprendem de maneira isolada e autônoma deve ser quebrado e que se deve tomar como referência uma educação centrada nas possibilidades, no poder das interações sociais e no papel da escola nos processos de significação. Conclusão: A pesquisa bibliográfica concomitante com a experiência vivida em projeto científico, mostram, de maneira geral, como são aplicadas as estratégias utilizadas na integração social desses educandos/pacientes, suas interações com outras crianças e com o ambiente com o qual convive, promovendo a construção de uma rotina que contribua para o seu desenvolvimento social, cognitivo e motor. Apesar de uma análise preliminar sobre a educação de autistas, este estudo pretende contribuir para uma reflexão urgente e necessária, em que um olhar fundamentado em pressupostos da abordagem histórico?cultural possa ajudar a refletir sobre a prática educacional destes alunos.
Comissão Organizadora
UNICERP Centro Universitário do Cerrado Patrocínio
Luiz Antônio Costa Júnior
SAMIR ALVES DAURA
DARLAN LEITE DA SILVA MARQUES
GISÉLIA GONÇALVES DE CASTRO
Bruno Pereira Diniz
Comissão Científica