Introdução: O ambiente educacional, dado a sua magnitude e presença na construção do indivíduo como ser social e emocional, torna-se um aliado importante para a concretização de ações de promoção da saúde voltadas para o fortalecimento das capacidades dos indivíduos. Desta maneira, entende-se a relevância do trabalho no desenvolvimento da inteligência emocional incentivado pelas famílias das crianças e pela escola, o qual tem o intuito de lidar com essas emoções, controlar o comportamento e moldar a atitude de uma forma que seja positiva e benéfica para a saúde. Além disso, fortalece que a escola seja um fator de proteção indispensável no desenvolvimento social da criança, tendo o importante papel na construção do conhecimento, da autopercepção e da consciência de ser um indivíduo que vive em coletividade. Objetivo: Compreender os sentimentos e as habilidades sociais das crianças no contexto escolar. Metodologia: Os dados ainda não foram obtidos, pois, trata-se de projeto de pesquisa interdisciplinar do Programa de Iniciação Científica 2021 (PROIC). No entanto, é uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória, descritiva e de campo, o qual ocorrerá na Escola Estadual Líbia Lassi Lopes, em Patrocínio/MG, propondo a participação das crianças com idades entre 6 a 11 anos de ambos os gêneros já matriculados na escola, como critério de inclusão será utilizado à autorização dos pais/responsáveis através do Termo de Consentimento Livre Esclarecido. A coleta de dados será realizada através de uma sessão de Hora Lúdica, um método que pode ser utilizado pelo psicólogo para conhecer a realidade da criança, pois consiste na análise de desenhos e histórias realizados pela criança de forma livre, logo após os desenhos serão avaliados a partir da técnica de análise de conteúdo.
Comissão Organizadora
UNICERP Centro Universitário do Cerrado Patrocínio
Luiz Antônio Costa Júnior
SAMIR ALVES DAURA
DARLAN LEITE DA SILVA MARQUES
GISÉLIA GONÇALVES DE CASTRO
Bruno Pereira Diniz
Comissão Científica