Introdução: A idade traz alterações que afetam a saúde dos idosos, comprometendo a capacidade física e mental. Com isso as intervenções fonoaudiológicas fomentam o diálogo e escuta entre os idosos, permitindo boa comunicação. Objetivo: Verificar a eficácia do programa de estimulação fonoaudiológica de habilidades cognitivas e auditivas em idosos. Material e Métodos: Esse trabalho tem abordagem intervencional, analítico e não controlado. Foi realizado em três etapas, sendo elas a pré - testagem, intervenção e pós - testagem. Na pré – testagem os idosos foram rastreados através de dois protocolos, sendo eles Avaliação Simplificada do Processamento Auditivo e o Mini Exame do Estado Mental (MEEM). Na intervenção, os idosos participaram de um programa de estimulação cognitivo-linguístico e auditivo adaptado, constituído por 9 sessões, todas abrangendo atividades de cognição, atenção, audição e memória, com sons musicais, imagens ilustrativas de diversas categorias e também textos exploratórios. E a pós-testagem consistiu em reaplicar os protocolos de rastreio auditivo e cognitivo. Resultados: Participaram da pesquisa 8 idosos, sendo 7 do sexo feminino e 1 do sexo masculino. Os resultados evidenciaram que no rastreio cognitivo 12,5% (N =1) apresentou uma melhora significativa, e 25% (N=2) mantiveram com o mesmo resultado e 37.5% (N=3) teve uma pequena evolução. Em relação ao rastreio auditivo identificou-se que 37.5% (N=3) se mantiveram sem evolução e declínio, ao passo que 12.5% (N=1) obteve uma evolução positiva e 25% (n=2) tiveram uma pequena evolução quanto comparados a pré testagem. Conclusão: Portanto conclui-se que o programa de estimulação de habilidades cognitivas e auditivas em idosos foi eficaz, sendo necessária a implementação de programas fonoaudiológicos para minimizar os impactos ocasionados pelo envelhecimento.
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UNICERP Centro Universitário do Cerrado Patrocínio
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GISÉLIA GONÇALVES DE CASTRO
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