LÚDICO E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE AUTISTAS

  • Autor
  • Helen Cristina Pereira Carvalho
  • Co-autores
  • Maria das Graças Oliveira Ancelmo
  • Resumo
  •  

     

    Introdução: Esta pesquisa busca a demonstração da importância do lúdico na aprendizagem da criança autista. Os jogos lúdicos estabelecem várias maneiras de ajudar no ensinamento das crianças autistas, os professores podem confeccionar seus próprios jogos de uma maneira mais divertida e prazerosa para os alunos. A ludicidade contribui para a aprendizagem da criança com autismo, a contribuição do brincar e do educar, no aprendizado dos conteúdos e do aprender a viver em comunidade. Objetivo: Compreender como as atividades lúdicas podem contribuir no aprendizado, inserir e incluir as crianças com Espectro Autista na sala de aula promovendo seu conhecimento e a interação com os alunos. Materiais e Métodos: O estudo foi conduzido por pesquisas bibliográficas, em que seu objetivo é proporcionar uma grande compreensão ao fenômeno em estudo, foram utilizados também vários artigos de grandes autorias pedagógicas, não somente eles como também vários autores, também foram utilizados duas apostilas e revistas. Resultados: Através do lúdico as atividades com as crianças autistas são mais acolhidas, pois, quando o lúdico se é utilizado o procedimento educacional da criança se torna cada vez mais prazeroso e efetivo, não só para proporcionar um possível divertimento, mas também, para seu momento de habilidades e capacidades. É essencial, que todos estejam preparados e capacitados para ensinar de forma certa à todas as crianças que exibem dificuldades no aprendizado, dessa forma, se destaca a importância que tem o apoio educativo especializado. Conclusão: Através do lúdico pode adquirir um bom nível de aprendizagem desde que sejam respeitadas as suas individualidades com valorização do ritmo, acreditando que o brincar é uma forma direta da criança representar seu mundo interior. A ludicidade tem o papel importante de proporcionar aos alunos autistas o seu momento de aprendizado integral diante dos problemas que ocorrem, buscando soluções.

     

  • Palavras-chave
  • Autistas, Inclusão, Ludicidade
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Educação, Deficiência e Inclusão
Voltar Download
  • Botânica e Fisiologia Vegetal
  • Clínica e Cirurgia de Animais
  • Comunicação e Linguagem
  • Contabilidade e Finanças
  • Direito, Constituição e Cidadania
  • Direito, Governança, Compliance e Direito Ambiental
  • Direito, Judicialização e Pacificação Social
  • Educação Escolar e Ensino
  • Educação, Deficiência e Inclusão
  • Epidemiologia e Vigilância Sanitária
  • Fertilidade e Nutrição de Plantas
  • Fitotecnia e Fitossanidade
  • Genética
  • Gestão e Tecnologia
  • Gestão Empresarial e Mercado de Trabalho
  • Inovação, Empreendedorismo e Marketing
  • Saúde da Criança e Adolescente
  • Saúde do Adulto e Idoso
  • Saúde Materno Infantil
  • Saúde Mental
  • Saúde Pública e Gestão
  • Solo, Água, Sustentabilidade e Meio Ambiente
  • Tecnologia das Construções
  • Treinamento Desportivo e Performance
  • Zoologia
  • Zootecnia

Comissão Organizadora

UNICERP Centro Universitário do Cerrado Patrocínio
Luiz Antônio Costa Júnior
SAMIR ALVES DAURA
DARLAN LEITE DA SILVA MARQUES
GISÉLIA GONÇALVES DE CASTRO
Bruno Pereira Diniz

Comissão Científica