Introdução: O professor é o profissional extremamente importante na identificação de sinais de violência infantil, uma vez que as crianças vítimas podem apresentar alterações de conduta nas escolas e na comunidade, assim como problemas de saúde mental como depressão e ansiedade, fobias, insônia e baixa autoestima. Objetivo: Identificar o conhecimento e atitude dos profissionais da educação infantil e do ensino fundamental, acerca da violência infantil, nas escolas municipais e do centro de educação infantil de um município mineiro. Metodologia: Estudo exploratório de abordagem qualitativa realizado com 30 educadores. Para coleta de dados foi utilizado um questionário elaborado pela pesquisadora, disponibilizado via endereço eletrônico por meio de um formulário eletrônico (Google forms). Os dados foram analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo proposta por Minayo, O estudo atendeu os preceitos éticos, tendo recebido parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa UNICERP sob protocolo 2020 1450 ENF 005. Resultados: Da análise dos relatos dos profissionais da educação infantil e do ensino fundamental emergiram as categorias analíticas relativas ao conhecimento e experiência profissional relacionada à temática e atitude dos profissionais da educação infantil e do ensino fundamental acerca da violência infantil. Evidenciado que os profissionais possuem conhecimento sobre violência infantil, visto que conceituaram violência como qualquer ato que viole os direitos de uma criança, sendo que 22% relataram ter presenciado situações de suspeita ou confirmação de violência infantil. Identificado que os participantes relataram que diante de suspeitas ou confirmação de violência infantil deve-se comunicar a direção da escola, tentar conversar com a criança e fazer a denúncia aos órgãos responsáveis. O Conselho tutelar e polícia militar foram os órgãos responsáveis citados pelos participantes. Conclusão: Destaca-se a importância do conhecimento dos educadores perante as formas de intervenção usadas com as crianças vítimas de violência infantil. No entanto, ressalta-se a necessidade de capacitações e/ou educação permanente a fim de proporcionar ao profissional da educação a aquisição de habilidades e conhecimento perante o tema abordado.
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UNICERP Centro Universitário do Cerrado Patrocínio
Luiz Antônio Costa Júnior
SAMIR ALVES DAURA
DARLAN LEITE DA SILVA MARQUES
GISÉLIA GONÇALVES DE CASTRO
Bruno Pereira Diniz
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