Introdução: A pandemia de Covid-19 modificou direta e indiretamente a vida em sociedade, inferindo, principalmente, no sistema educacional infantil. Na necessidade de continuar o ensino após meses de paralisação, sob a incerteza do retorno, às metodologias educacionais necessitaram de modificações e adaptações para mitigar os prejuízos educacionais a longo prazo. Contudo, o ensino fornecido por via remota também revelou uma grande desigualdade no acesso aos meios tecnológicos. Objetivo: analisar os impactos ocasionados pela pandemia de Covid-19 no sistema educacional, especificamente na disciplina de Ciências. Metodologia: Estudo descritivo e transversal, a ser realizado com estudantes do ensino fundamental II das escolas públicas de Patrocínio-MG no ano de 2022. Para compor essa pesquisa serão analisados os conhecimentos de estudantes do ensino fundamental II, quanto à disciplina de Ciências da Natureza, após aceite voluntário assinado pelos pais dos estudantes por meio da assinatura eletrônica do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Serão aplicados um questionário sociodemográfico familiar (APÊNDICE B) dos estudantes elaborado pelos pesquisadores. Ainda será aplicado uma atividade avaliativa com 10 questões básicas referentes aos conteúdos abordados na respectiva série do estudante a fim de avaliar seu conhecimento. Serão considerados satisfatórios aqueles alunos que acertarem acima de 70% da atividade. A análise será descritiva com auxílio do software SPSS, versão 20.0. Para a análise do conhecimento será atribuído 10 pontos para cada questão, sendo encontrado a satisfação do conhecimento após a somatória dos acertos do questionário. Serão realizadas análises exploratórias descritivas dos dados do banco, com apuração de frequências simples absolutas e percentuais para as variáveis categóricas. Se pertinente será aplicado testes estatísticos para verificar associação entre variáveis do estudo. Resultados Esperados: Espera-se proporcionar mais entendimento sobre a temática para que as políticas públicas e educacionais neste segmento sejam avaliadas, repensadas e refletidas a fim de diminuir os impactos que a pandemia trouxe para a educação brasileira.
Comissão Organizadora
UNICERP Centro Universitário do Cerrado Patrocínio
Luiz Antônio Costa Júnior
SAMIR ALVES DAURA
DARLAN LEITE DA SILVA MARQUES
GISÉLIA GONÇALVES DE CASTRO
Bruno Pereira Diniz
Comissão Científica