Identificação Precoce dos Problemas de Leitura: rastreio de crianças do 1º e 2º ano do ensino fundamental.

  • Autor
  • Millena de Castro Borges
  • Co-autores
  • Soraya Pereira Côrtes de Almeida , Gabriela Viola Coppe , Vitória Emanuelly Alves
  • Resumo
  •  

    Introdução: A aprendizagem da leitura é uma tarefa complexa que envolve o domínio de habilidades preditoras tais como habilidades metafonológicas, memória operacional fonológica e nomeação automática rápida para que seja adquirida. Identificar precocemente dificuldades neste processo garante melhor desempenho dos escolares, e se torna mais viável que remediar posteriormente. Assim, o trabalho de prevenção conjunto entre fonoaudiólogos e educadores utilizando instrumentos de rastreio como o Protocolo de Identificação Precoce dos Problemas de Leitura (IPPL) é fundamental nos anos iniciais de vida escolar. Objetivo: Avaliar as habilidades preditoras para a leitura em crianças que estão no 1º e 2º ano do ensino fundamental. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de campo, transversal, quantitativa e analítica controlada. Participaram 14 crianças, sendo 10 matriculadas no 1º ano, e quatro no 2º ano do ensino fundamental. Foram aplicadas as 13 provas do IPPL, e para cada domínio usou-se a classificação “sob atenção” e “esperado.” A partir de então, identificou-se aquelas com risco para problemas de leitura. Resultados: Foi constatado que 21% dos escolares tiveram seu desempenho classificado como “sob atenção” para problemas de leitura. Houve dificuldade comum entre as séries nas habilidades metafonológicas de produção de palavras a partir do fonema dado e análise fonêmica e também na de nomeação automática rápida. Conclusão: A paralisação das aulas presenciais devido ao Coronavírus impactou a aprendizagem dos alunos. Dessa forma, a fonoaudiologia educacional se torna uma forte aliada para equiparar crianças na alfabetização, trabalhando precocemente, com uso de recursos eficientes de identificação das dificuldades de aprendizagem, afim de impulsionar este processo. 

     

  • Palavras-chave
  • Alfabetização, IPPL, habilidades metafonológicas, leitura, fonoaudiologia educacional
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Escolar e Ensino
Voltar Download
  • Botânica e Fisiologia Vegetal
  • Clínica e Cirurgia de Animais
  • Comunicação e Linguagem
  • Contabilidade e Finanças
  • Direito, Constituição e Cidadania
  • Direito, Governança, Compliance e Direito Ambiental
  • Direito, Judicialização e Pacificação Social
  • Educação Escolar e Ensino
  • Educação, Deficiência e Inclusão
  • Epidemiologia e Vigilância Sanitária
  • Fertilidade e Nutrição de Plantas
  • Fitotecnia e Fitossanidade
  • Genética
  • Gestão e Tecnologia
  • Gestão Empresarial e Mercado de Trabalho
  • Inovação, Empreendedorismo e Marketing
  • Saúde da Criança e Adolescente
  • Saúde do Adulto e Idoso
  • Saúde Materno Infantil
  • Saúde Mental
  • Saúde Pública e Gestão
  • Solo, Água, Sustentabilidade e Meio Ambiente
  • Tecnologia das Construções
  • Treinamento Desportivo e Performance
  • Zoologia
  • Zootecnia

Comissão Organizadora

UNICERP Centro Universitário do Cerrado Patrocínio
Luiz Antônio Costa Júnior
SAMIR ALVES DAURA
DARLAN LEITE DA SILVA MARQUES
GISÉLIA GONÇALVES DE CASTRO
Bruno Pereira Diniz

Comissão Científica