QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: Percepção dos gestores sobre o desempenho de equipes durante a pandemia da Covid-19

  • Autor
  • THAYNARA DE FÁTIMA ARAUJO COSTA
  • Co-autores
  • FÁTIMA YUKARI AKIYOSHI FRANÇA
  • Resumo
  • Introdução: Segundo Anderson de Souza Sant’Anna (2011), a qualidade de vida no trabalho tem sido definida por diferentes autores e cada um a sua maneira, porém em geral, todos a definem como reação aos métodos de Taylor, que como consequência vem sendo um instrumento com o objetivo de tornar o trabalho mais humano, proporcionando um bem estar nesse ambiente de trabalho  para os funcionários, e como forma de inclui-los nas decisões das empresas. Atualmente, a questão da qualidade de vida no trabalho, é um assunto bastante discutido em todo o mundo, devido a sua importância para as empresas, o que provável não será diferente no futuro. Essa questão se diz respeito, pois cada vez mais os trabalhadores buscam por melhores condições, dentro do seu ambiente de trabalho. Objetivos: O trabalho tem como objetivo geral, apresentar os impactos que a pandemia teve em relação ao desempenho das pessoas em seus respectivos trabalhos, independente da área de atuação, já que essa, afetou todo o mundo, sem distinção. Os objetivos específicos são: apresentar os problemas da produtividade dos funcionários, decorrentes em meio a pandemia, que afetam diretamente as empresas; evidenciar ações e estratégias que as empresas possam adotar, para amenizar, ou até mesmo evitar que essas situações aconteçam, oferecendo melhores condições de trabalho para seus funcionários, buscando motivá-los a melhorar cada vez mais seu desempenho dentro da empresa. Material e métodos: O método adotado para a realização da pesquisa foi, pesquisa bibliográfica, qualitativa. Resultados da pesquisa: As estratégias utilizadas nas empresas mostraram-se eficazes para evitar problemas que pudessem gerar falta de vontade dos funcionários em trabalhar em seus setores. Conclusão: Em suma, é necessário que as empresas tenham um setor responsável para observar e criar espaços e momentos que possam ajudar cada funcionário a se sentir útil e produzir seu trabalho de forma prazerosa, para que todos os profissionais possam desempenhar seu papel de forma motivada obtendo resultados positivos de forma coletiva. 

  • Palavras-chave
  • Adaptação, ambiente de trabalho, desempenho.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Gestão Empresarial e Mercado de Trabalho
Voltar Download
  • Botânica e Fisiologia Vegetal
  • Clínica e Cirurgia de Animais
  • Comunicação e Linguagem
  • Contabilidade e Finanças
  • Direito, Constituição e Cidadania
  • Direito, Governança, Compliance e Direito Ambiental
  • Direito, Judicialização e Pacificação Social
  • Educação Escolar e Ensino
  • Educação, Deficiência e Inclusão
  • Epidemiologia e Vigilância Sanitária
  • Fertilidade e Nutrição de Plantas
  • Fitotecnia e Fitossanidade
  • Genética
  • Gestão e Tecnologia
  • Gestão Empresarial e Mercado de Trabalho
  • Inovação, Empreendedorismo e Marketing
  • Saúde da Criança e Adolescente
  • Saúde do Adulto e Idoso
  • Saúde Materno Infantil
  • Saúde Mental
  • Saúde Pública e Gestão
  • Solo, Água, Sustentabilidade e Meio Ambiente
  • Tecnologia das Construções
  • Treinamento Desportivo e Performance
  • Zoologia
  • Zootecnia

Comissão Organizadora

UNICERP Centro Universitário do Cerrado Patrocínio
Luiz Antônio Costa Júnior
SAMIR ALVES DAURA
DARLAN LEITE DA SILVA MARQUES
GISÉLIA GONÇALVES DE CASTRO
Bruno Pereira Diniz

Comissão Científica