A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO INTERNA PARA O CRESCIMENTO ORGANIZACIONAL

  • Autor
  • JULIANA MARQUES SILVA CASTRO
  • Co-autores
  • FÁTIMA YUKARI AKIYOSHI FRANÇA
  • Resumo
  •  

    Introdução: É notório que nos últimos tempos a comunicação tem ocupado um lugar significativo aos olhos do mundo, todavia em uma época em meio a tantas informações advindas das tecnologias da informação e mídias digitais, que por vezes, chegam sem procedência e fundamento. Neste contexto, as tecnologias utilizadas para comunicar-se têm se tornado ferramentas essenciais até para a sobrevivência de modo geral, seja nas relações interpessoais, sociais e profissionais. - Objetivos: O presente trabalho visa identificar a importância da comunicação interna nas organizações, detalhando os tipos de comunicação existente em uma corporação, verificar os procedimentos administrativos e a adoção da comunicação como suporte, e, por fim, evidenciar as formas de orientar, organizar e ordenar as atividades funcionais de uma instituição usando a comunicação como prática. - Material e Métodos: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, a coleta de dados ocorreu através de busca de informações sobre a temática em livros, artigos científicos, sites e publicações periódicas, entre outros. A análise dos dados foi feita de maneira interpretativista, ou seja, os dados coletados foram codificados de acordo com os subtemas propostos, lidos e interpretados contribuindo de maneira significativo para a discussão e considerações finais. Resultados e discussão: A mudança na cultura organizacional e nos meios escolhidos para a disseminação das informações internas, devem ser pensados, avaliados e colocados em prática, de maneira a contribuir com o crescimento institucional e valorizar as boas relações entre os diferentes grupos hierárquicos que compõem uma empresa, a fim de promover o desenvolvimento empresarial com maestria, usando a comunicação interna como diferencial competitivo. Conclusão: A comunicação é uma forma de trocar informações e expor ideias. Portanto, ela é um meio de equilíbrio e transformações nos processos sociais internos das organizações, contribuindo para um bom convívio interno, além de melhorar a produtividades empresarial.

     

  • Palavras-chave
  • Diálogo, Empresarial, Informação, Resultados positivos.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Gestão Empresarial e Mercado de Trabalho
Voltar Download
  • Botânica e Fisiologia Vegetal
  • Clínica e Cirurgia de Animais
  • Comunicação e Linguagem
  • Contabilidade e Finanças
  • Direito, Constituição e Cidadania
  • Direito, Governança, Compliance e Direito Ambiental
  • Direito, Judicialização e Pacificação Social
  • Educação Escolar e Ensino
  • Educação, Deficiência e Inclusão
  • Epidemiologia e Vigilância Sanitária
  • Fertilidade e Nutrição de Plantas
  • Fitotecnia e Fitossanidade
  • Genética
  • Gestão e Tecnologia
  • Gestão Empresarial e Mercado de Trabalho
  • Inovação, Empreendedorismo e Marketing
  • Saúde da Criança e Adolescente
  • Saúde do Adulto e Idoso
  • Saúde Materno Infantil
  • Saúde Mental
  • Saúde Pública e Gestão
  • Solo, Água, Sustentabilidade e Meio Ambiente
  • Tecnologia das Construções
  • Treinamento Desportivo e Performance
  • Zoologia
  • Zootecnia

Comissão Organizadora

UNICERP Centro Universitário do Cerrado Patrocínio
Luiz Antônio Costa Júnior
SAMIR ALVES DAURA
DARLAN LEITE DA SILVA MARQUES
GISÉLIA GONÇALVES DE CASTRO
Bruno Pereira Diniz

Comissão Científica