Introdução: O estudo investiga a atuação psicólogo em equipe multidisciplinar na assistência à criança com deficiência intelectual. Uma equipe multidisciplinar é formada por profissionais de diferentes áreas, que têm como objetivo proporcionar o melhor bem-estar ao sujeito. Essa atuação é evidenciada com a criança com deficiência intelectual, que tem como características atraso no desenvolvimento cognitivo e dificuldade de aprendizagem. Objetivos: Compreender a partir da perspectiva do psicólogo qual o seu papel na equipe multidisciplinar no atendimento de crianças com deficiência intelectual, obtendo assim um olhar desse profissional na realização do seu trabalho, suas contribuições acerca de promover um melhor desenvolvimento do sujeito inserido nessa rede de cuidado e apoio. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e de campo, desenvolvida em Patrocínio-MG. Participaram do estudo seis psicólogas que trabalham ou trabalharam com educação especial. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada. Em função da pandemia de COVID 19 a coleta de dados aconteceu via plataforma Zoom. As entrevistas foram gravadas em áudio, transcritas e os arquivos foram destruídos. O material foi organizado por meio da análise de conteúdo. O procedimento aconteceu após a aprovação do comitê de ética. Resultados: Apenas duas das seis psicólogas não trabalham atualmente com a educação especial. Verificou-se que o psicólogo em uma equipe multidisciplinar enfrenta diversos desafios, dos quais destacam-se a dificuldade de coesão, e a de que os resultados do psicólogo possam ser visualizados, como o dos outros profissionais presentes nessa equipe. Percebeu-se o olhar do psicólogo diante da necessidade de ter a família presente. Ficou evidenciado o quanto a multidisciplinaridade é importante no atendimento, pois assim a pessoa com deficiência é vista em sua totalidade, otimizando o prognóstico. Conclusão: Conclui-se que o psicólogo tem um papel importante na equipe multidisciplinar, pois tem um olhar voltado para o comportamento e o desenvolvimento cognitivo daquela criança com deficiência intelectual. Na sua atuação evidenciaram a importância de ter a família, realizar estudos de caso, e a equipe multidisciplinar tem um olhar para a criança em sua totalidade trazendo benefícios.
Comissão Organizadora
UNICERP Centro Universitário do Cerrado Patrocínio
Luiz Antônio Costa Júnior
SAMIR ALVES DAURA
DARLAN LEITE DA SILVA MARQUES
GISÉLIA GONÇALVES DE CASTRO
Bruno Pereira Diniz
Comissão Científica