Introdução: O presente estudo trata-se do uso da Psicologia como elemento de formação profissional e pessoal para alunos e professores. Objetivo: Delinear a relevância da Psicologia como disciplina especifica nos currículos de formação de professores para facilitar a formação dos alunos através de teorias e práticas que promovam o desenvolvimento dos alunos como indivíduos, sua interação com o meio e sua subjetividade. O objetivo se consolida especificamente em compreender o conceito, o objeto e as contribuições da Psicologia para a educação; reconhecer as principais teorias psicológicas aplicáveis à educação e formação dos alunos; determinar a importância e a aplicabilidade da Psicologia como ferramenta para promover o desenvolvimento de competências emocionais, da subjetividade e das interações sociais e pessoais dos alunos, além do desenvolvimento cognitivo. Metodologia: A metodologia empregada é a pesquisa bibliográfica realizada a partir do método qualitativo e exploratório, analisando as informações disponíveis para alcançar maior conhecimento e familiaridade com o tema, para encaminhar as conclusões necessárias a partir de pesquisas em artigos científicos. Resultados: Dos aspectos analisados conclui que a perspectiva da Psicologia na formação humana é dotar a escola de ideias, estratégias, técnicas que procedem das ideias trazidas a este estudo e que, em síntese, permitem analisar os contextos em que se produzem aprendizagens, emoções, vivências, experiências, interações, apoiando os professores para que sejam efetivamente capazes de compreender sua dinâmica e identificar os recursos do aluno e de seu entorno para poder ajudá-lo a se desenvolver como indivíduo. Conclusão: Conclui também que desenvolver competências emocionais, vínculos pessoais,cognição como valores e aspectos pessoais e educativos essenciais é facilitado pelo conhecimento que a Psicologia traz para a prática docente. Afirma-se que quando os professores dominam teorias da Psicologia e as aplicam ao cotidiano da sala de aula, em todas as disciplinas, contam com ferramentas e recursos para desenvolver estados emocionais que favorecem a aprendizagem e educam desenvolvendo competências e atitudes capazes de modificar nos alunos a perspectiva sobre o conhecimento, sobre as coisas e sobre vida social e sua própria vida.
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UNICERP Centro Universitário do Cerrado Patrocínio
Luiz Antônio Costa Júnior
SAMIR ALVES DAURA
DARLAN LEITE DA SILVA MARQUES
GISÉLIA GONÇALVES DE CASTRO
Bruno Pereira Diniz
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