Introdução: A fisiologia é uma disciplina presente na maioria dos cursos da área da saúde, e apresenta certa dificuldade de entendimento pelos discentes devido a imensidão de conteúdo abordado em tal disciplina. Desta forma é necessário a utilização de forma de ensino a fim de maximizar o processo de aprendizagem. As metodologias ativas de ensino, surgem como possibilidade de favorecer o entendimento da fisiologia, justamente por colocar o aluno no centro da aprendizagem, apresentando estratégias dinâmicas a fim de proporcionar maior interação, conhecimento e aprendizagem. Dentre as metodologias de ensino podem ser citados a problematização da realidade, criação de portifólios, gamificação, dentre outros. A gamificação basei-se na criação de um jogo educativa sobre um referido tema, com intenção de maximizar o aprendizado de forma dinâmica e interativa. Objetivos: Avaliar uso da gamificação no ensino da fisiologia endócrina do trato gastrointestinal, para discentes de curso superior da área da saúde. Metodologia: Os dados ainda não foram obtidos, pois se trata de um trabalho de iniciação científica que ainda não foi concluido. O trabalho será realizado com estudantes de cursos da área da saúde. Será avaliado o uso da gamificação, sobre a utilização de aula expositiva tradicional. Será avaliado o conhecimento prévio sobre a fisiologia do trato gastrointestinal, e posterior serão avalidos os conhecimentos retidos sobre o tema discorrido. Também será avalido o efeito da metodologia ativa sobre o aprendizado, avaliação da opinião dos discentes sobre a metodologia e estratégias de aprendizado estilizadas pelos discentes para estudo. Os dissentes irão assistir a aula expositiva sobre fisiologia do trato gastrointestinal, e posteriormente será realizado a gamificação que visa ser uma forma dinâmica e interativa para fixação do conhecimento adquirido. Os resultados obtidos serão tabulados e comparados pelo teste t de Student, para amostras não pareadas, com nível de significância de 5%. Para a pontuação da opinião dos discentes sobre as metodologias utilizadas, será empregado a escala de Likert, demonstrando valores da média e desvio padrão.
Comissão Organizadora
UNICERP Centro Universitário do Cerrado Patrocínio
Luiz Antônio Costa Júnior
SAMIR ALVES DAURA
DARLAN LEITE DA SILVA MARQUES
GISÉLIA GONÇALVES DE CASTRO
Bruno Pereira Diniz
Comissão Científica