USO DA GAMIFICAÇÃO SOBRE O ESTUDO DA FISIOLOGIA DO TRATO GASTROINTESTINAL

  • Autor
  • Alexandre Alves Abreu
  • Co-autores
  • Marcos Vinícius Ramos Afonso
  • Resumo
  • Introdução: A fisiologia é uma disciplina presente na maioria dos cursos da área da saúde, e apresenta certa dificuldade de entendimento pelos discentes devido a imensidão de conteúdo abordado em tal disciplina. Desta forma é necessário a utilização de forma de ensino a fim de maximizar o processo de aprendizagem. As metodologias ativas de ensino, surgem como possibilidade de favorecer o entendimento da fisiologia, justamente por colocar o aluno no centro da aprendizagem, apresentando estratégias dinâmicas a fim de proporcionar maior interação, conhecimento e aprendizagem. Dentre as metodologias de ensino podem ser citados a problematização da realidade, criação de portifólios, gamificação, dentre outros. A gamificação basei-se na criação de um jogo educativa sobre um referido tema, com intenção de maximizar o aprendizado de forma dinâmica e interativa. Objetivos: Avaliar uso da gamificação no ensino da fisiologia endócrina do trato gastrointestinal, para discentes de curso superior da área da saúde. Metodologia: Os dados ainda não foram obtidos, pois se trata de um trabalho de iniciação científica que ainda não foi concluido. O trabalho será realizado com estudantes de cursos da área da saúde. Será avaliado o uso da gamificação, sobre a utilização de aula expositiva tradicional. Será avaliado o conhecimento prévio sobre a fisiologia do trato gastrointestinal, e posterior serão avalidos os conhecimentos retidos sobre o tema discorrido. Também será avalido o efeito da metodologia ativa sobre o aprendizado, avaliação da opinião dos discentes sobre a metodologia e estratégias de aprendizado estilizadas pelos discentes para estudo. Os dissentes irão assistir a aula expositiva sobre fisiologia do trato gastrointestinal, e posteriormente será realizado a gamificação que visa ser uma forma dinâmica e interativa para fixação do conhecimento adquirido. Os resultados obtidos serão tabulados e comparados pelo teste t de Student, para amostras não pareadas, com nível de significância de 5%. Para a pontuação da opinião dos discentes sobre as metodologias utilizadas, será empregado a escala de Likert, demonstrando valores da média e desvio padrão. 

  • Palavras-chave
  • Gamificação, Fisiologia, Trato gastrointestinal
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Escolar e Ensino
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