MUTISMO SELETIVO: APOIO NAS AÇÕES PEDAGÓGICAS E FAMILIARES PARA A VIDA

  • Autor
  • Meiry Elly Cristina dos Santos Siqueira
  • Co-autores
  • Leide Vânia Vieira Duarte Frazão
  • Resumo
  • Introdução: O Mutismo Seletivo é um tipo de transtorno de ansiedade que se inicia, comumente, na infância, sendo identificado entre os três e oito anos de idade, caracterizando-se por uma intensa ansiedade, que leva a criança/adolescente a um bloqueio de suas habilidades comunicativas diante de situações novas. Objetivo: Esse estudo visa entender um tipo de transtorno que leva crianças a restringir sua comunicação verbal diante de situações inusitadas, assim como mostrar que isto não impede que o mutista alcance níveis satisfatórios de aprendizagem. Metodologia: Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, por meio da busca de dados teóricos em livros, artigos científicos, revistas especializadas e sites da internet, tendo como foco principal compreender como auxiliar a criança com Mutismo Seletivo em situações de aprendizagem, a fim de que venha a concluir o processo de ensino, superando seus bloqueios de comunicação. Resultados: A pesquisa mostrou que é possível contribuir com a criança/adolescente com Mutismo Seletivo para o manejo da ansiedade e restrição verbal, de forma a construir uma parceria interpessoal entre professores, pais, colegas, entre outros, estimulando-a a se manifestar e desenvolver suas habilidades cognitivas, tal qual seu modo de comunicarse verbalmente em qualquer situação, convivendo com o transtorno satisfatoriamente. Para o tratamento de um mutista torna-se necessária uma intervenção que possibilite o seu aprendizado e o convívio social, identificando por meio de pesquisas, situações e obstáculos que possam interferir em seu processo de crescimento e interação social, visando propiciar alternativas metodológicas para o trabalho com crianças com Mutismo Seletivo. Conclusão: Concluiu-se que é de fundamental importância a interação entre docente e discente quando se trata de criança/adolescente com Mutismo Seletivo, principalmente nos primeiros anos escolares. Após o diagnóstico estes discentes necessitam de maior apoio e acompanhamento mais próximo no processo educacional auxiliando-os na interação e convívio social

  • Palavras-chave
  • Convívio Social, Ansiedade, Aprendizagem, Comunicação.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Educação, Deficiência e Inclusão
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