Percepções sobre a importância dos jogos e das atividades lúdicas no ensino da Matemática nos anos iniciais

  • Autor
  • Leide Vânia Vieira Duarte Frazão
  • Resumo
  • Introdução: A Matemática é uma disciplina considerada difícil para alunos de todas as idades. É grande o número de alunos que enfrentam problemas para aprenderem Matemática. Essa ideia arraigada de que Matemática é muito difícil vem ao longo dos séculos e, muito provavelmente, de um ensino tradicionalista e praticado de maneira rígida, onde a memorização prevalecia sobre o conhecimento construído. Objetivo: objetivou-se com a pesquisa compreender qual a percepção que professores dos anos iniciais tem em relação as atividades lúdicas no ensino da Matemática, bem como suas contribuições para o desenvolvimento e aquisição do raciocínio lógico e da criatividade. Metodologia: Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, por meio da busca de dados teóricos em livros, artigos científicos, revistas especializadas e sites da internet, tendo como foco principal compreender a importância do lúdico para o ensino da Matemática. Resultados: A pesquisa mostrou que o desenvolvimento e aplicação do lúdico nas séries inicias do sistema de ensino é um trabalho delicado por se tratar do início da vida escolar e também o início da formação do indivíduo. O lúdico também pode ser visto como um dos elementos importante nas séries iniciais, por apresentar maneiras de superar os indesejáveis métodos de ensino do conteúdo pronto, monótonos e repetitivos e nem um pouco prazeroso. Conclusão: Concluiu-se que a Matemática se faz presente constantemente na vida da criança, oferecendo contribuições significativas na vida escolar. A ludicidade por sua vez, tem papel fundamental tanto no desenvolvimento, quanto no processo de construção de conhecimento tornando mais fácil o aprendizado e facilitando a interação e, consequentemente, promovendo a socialização da criança na sociedade em que está inserida.

  • Palavras-chave
  • Matemática, Lúdico, Aprendizagem
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Escolar e Ensino
Voltar Download
  • Botânica e Fisiologia Vegetal
  • Clínica e Cirurgia de Animais
  • Comunicação e Linguagem
  • Contabilidade e Finanças
  • Direito, Constituição e Cidadania
  • Direito, Governança, Compliance e Direito Ambiental
  • Direito, Judicialização e Pacificação Social
  • Educação Escolar e Ensino
  • Educação, Deficiência e Inclusão
  • Epidemiologia e Vigilância Sanitária
  • Fertilidade e Nutrição de Plantas
  • Fitotecnia e Fitossanidade
  • Genética
  • Gestão e Tecnologia
  • Gestão Empresarial e Mercado de Trabalho
  • Inovação, Empreendedorismo e Marketing
  • Saúde da Criança e Adolescente
  • Saúde do Adulto e Idoso
  • Saúde Materno Infantil
  • Saúde Mental
  • Saúde Pública e Gestão
  • Solo, Água, Sustentabilidade e Meio Ambiente
  • Tecnologia das Construções
  • Treinamento Desportivo e Performance
  • Zoologia
  • Zootecnia

Comissão Organizadora

UNICERP Centro Universitário do Cerrado Patrocínio
Luiz Antônio Costa Júnior
SAMIR ALVES DAURA
DARLAN LEITE DA SILVA MARQUES
GISÉLIA GONÇALVES DE CASTRO
Bruno Pereira Diniz

Comissão Científica