Introdução: A Matemática é uma disciplina considerada difícil para alunos de todas as idades. É grande o número de alunos que enfrentam problemas para aprenderem Matemática. Essa ideia arraigada de que Matemática é muito difícil vem ao longo dos séculos e, muito provavelmente, de um ensino tradicionalista e praticado de maneira rígida, onde a memorização prevalecia sobre o conhecimento construído. Objetivo: objetivou-se com a pesquisa compreender qual a percepção que professores dos anos iniciais tem em relação as atividades lúdicas no ensino da Matemática, bem como suas contribuições para o desenvolvimento e aquisição do raciocínio lógico e da criatividade. Metodologia: Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, por meio da busca de dados teóricos em livros, artigos científicos, revistas especializadas e sites da internet, tendo como foco principal compreender a importância do lúdico para o ensino da Matemática. Resultados: A pesquisa mostrou que o desenvolvimento e aplicação do lúdico nas séries inicias do sistema de ensino é um trabalho delicado por se tratar do início da vida escolar e também o início da formação do indivíduo. O lúdico também pode ser visto como um dos elementos importante nas séries iniciais, por apresentar maneiras de superar os indesejáveis métodos de ensino do conteúdo pronto, monótonos e repetitivos e nem um pouco prazeroso. Conclusão: Concluiu-se que a Matemática se faz presente constantemente na vida da criança, oferecendo contribuições significativas na vida escolar. A ludicidade por sua vez, tem papel fundamental tanto no desenvolvimento, quanto no processo de construção de conhecimento tornando mais fácil o aprendizado e facilitando a interação e, consequentemente, promovendo a socialização da criança na sociedade em que está inserida.
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