A CONTRIBUIÇÃO DA FAMÍLIA E SUA INFLUÊNCIA NO CONTEXTO

  • Autor
  • Fátima Yukari Akiyoshi França
  • Resumo
  • Introdução: É pertinente que haja contribuição da família no contexto escolar. É algo que poderá ajudar aos professores(as) da escola no âmbito da aprendizagem, no qual o(a) aluno(a) se sentirá confortável e confiante na escola, pois seus pais contribuirão para o processo de ensino aprendizagem. Objetivo: Compreender a importância da família para o desenvolvimento do(a) educando(a) na escola e refletir sobre os desafios da escola na questão da aproximação da família como fator primordial no desenvolvimento da criança, expor as consequências que causam a ausência da família na vida escolar de seus(as) filhos(as) e salientar o papel dos educandários, da família e seus critérios de valores e cultura para a formação da criança. Metodologia: Para realização da ação investigativa, foi realizada a pesquisa qualitativa, básica, bibliográfica por meio de leituras de livros, documentários, entrevistas, teses, jornais, sites confiáveis e artigos científicos. Resultados: É essencial ressaltar que a família, além de ser a base, deve ser também o ponto de apoio no cenário escolar. Por essa razão, a presença da família na escola pode contribuir para o bom desenvolvimento no processo de ensino aprendizagem do aluno. Escola e família devem caminhar juntas, pois se mantém em um único objetivo: educar as crianças, em consequência, faz com que elas desenvolvam sua própria autonomia. O professor e a família podem juntos transformar a vida do(a) aluno(a). Conclusão: Estabelecer a relação família/escola no processo educativo da criança é um referencial que se embasa no bom desempenho no âmbito escolar, portanto, quanto melhor for o relacionamento entre estas duas instituições, melhor será o desempenho do(a) aluno(a). Vale ressaltar que o lar e a família podem se apresentar como um ambiente de afetividade e de segurança, mas também de medos, rejeições, preconceitos e até violência. Sendo assim, se faz necessário que escola e professores conheçam os(as) alunos(as) e as famílias com as quais lidam.

  • Palavras-chave
  • Aluno. Aprendizagem. Educandários. Ensino. Desenvolvimento.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Escolar e Ensino
Voltar Download
  • Botânica e Fisiologia Vegetal
  • Clínica e Cirurgia de Animais
  • Comunicação e Linguagem
  • Contabilidade e Finanças
  • Direito, Constituição e Cidadania
  • Direito, Governança, Compliance e Direito Ambiental
  • Direito, Judicialização e Pacificação Social
  • Educação Escolar e Ensino
  • Educação, Deficiência e Inclusão
  • Epidemiologia e Vigilância Sanitária
  • Fertilidade e Nutrição de Plantas
  • Fitotecnia e Fitossanidade
  • Genética
  • Gestão e Tecnologia
  • Gestão Empresarial e Mercado de Trabalho
  • Inovação, Empreendedorismo e Marketing
  • Saúde da Criança e Adolescente
  • Saúde do Adulto e Idoso
  • Saúde Materno Infantil
  • Saúde Mental
  • Saúde Pública e Gestão
  • Solo, Água, Sustentabilidade e Meio Ambiente
  • Tecnologia das Construções
  • Treinamento Desportivo e Performance
  • Zoologia
  • Zootecnia

Comissão Organizadora

UNICERP Centro Universitário do Cerrado Patrocínio
Luiz Antônio Costa Júnior
SAMIR ALVES DAURA
DARLAN LEITE DA SILVA MARQUES
GISÉLIA GONÇALVES DE CASTRO
Bruno Pereira Diniz

Comissão Científica