A influência do tempo de prática no futebol nos níveis de coordenação corporal em crianças de 7 a 12 anos

  • Autor
  • Carolina de Oliveira Toledo
  • Co-autores
  • Franciel José Arantes
  • Resumo
  •  

     

    Introdução: Crianças praticantes de alguma modalidade esportiva, desenvolvem melhor a maioria de seus padrões locomotores, assim como aptidão física. Certo disso, quando matriculada em uma escola de futebol, capacidades básicas são desenvolvidas e aperfeiçoadas. Entretanto, na literatura não há conclusões sobre a coordenação, no que diz respeito a possíveis tempo de prática e idades diversas. Objetivo: Avaliar o nível de coordenação motora de crianças de 7 a 12 anos praticantes de futebol e associar com o tempo de prática. Metodologia: 29 meninos divididos em três grupos (G1 = 7,7 0 ± 0,48 anos; G2 9,38 ± 0,52 anos; G3 11,45 ± 0,52 anos) matriculados em uma escola de futebol, realizaram um protocolo de coordenação motora global (KTK) que é composto por quatro tarefas, sendo elas: trave de equilíbrio (TE), saltos monopedais (SM), saltos laterais (SL) e transferência lateral (TL). Para a comparação do tempo de prática e para variáveis obtidas, foi utilizado o teste de ANOVA de uma via independente e para correlação entre o tempo de pratica e o desempenho no KTK, foi utilizado um teste de correlação (r) de Person. Em todas as análises estatísticas o nível de 5% de significância foi adotado. Resultados: Não houve diferença significativa entre os grupos para o tempo de prática (G1 = 27,60 ± 15,80 meses; G2 = 39,00 ± 12,42 meses e G3 = 26,36 ± 8,94 meses; p = 0,84), e nos testes de TE (p = 0,07), SM ( p = 0,16), SL (p = 0,15) e TL (p = 0,39), além do quociente motor (p = 0,24). A correlação entre tempo de prática e os testes motores, apontaram forte correlação para o G3 e o TE (r = 0,78) e para o quociente motor (r = 0,70). Conclusão: Foi possível verificar que o tempo de prática está ligado com um bom desempenho no teste de coordenação motora KTK, potencializando o nível de coordenação motora global da criança, principalmente para crianças entre 11 e 12 anos.

  • Palavras-chave
  • Desenvolvimento, esporte, menor de idade
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Treinamento Desportivo e Performance
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