Introdução: A fonoaudiologia educacional é importante não só na reabilitação de indivíduos, mas também na prevenção dos possíveis problemas de comunicação oral e escrita. Fonoaudiólogos educacionais e profissionais da Educação, vêm trabalhando juntos para o desenvolvimento da leitura e escrita, pois, atualmente, os mesmos são alvos do grande fracasso na aprendizagem. Sabendo-se que ainda hoje há um consenso na fonoaudiologia quanto á aceitabilidade da sua integração no contexto escolar, e não sendo aplicado no que diz respeito a definição dos princípios e das práticas que o envolvem. Nas últimas décadas, o estudo tem priorizado com maior ênfase as pesquisas e ao treino das habilidades preditoras como método de prevenção e remediação. Objetivo: Buscar trabalhos científicos sobre a aceitação da fonoaudiologia educacional em ambiente escolar, no intuito de minimizar as alterações e dificuldades que os estudantes possam apresentar. Métologia: Trata-se de um estudo de revisão sistemática da literatura fonoaudiológica sobre a atuação da fonoaudiologia no processo de aprendizagem da leitura e escrita. Desenvolvido a partir de pesquisas em artigos da língua portuguesa, publicados nos bancos de dados das bases CEFAC, PRÓ FONO, CFFa, com um dos critérios de inclusão no período de 2005 a 2013. Os descritores utilizados para localização dos artigos foram: linguagem, educacional, escola, educação, fonoaudiologia, atuação, aprendizagem, leitura, escrita, habilidades preditoras. Resultados: o estudo ainda não foi finalizado. Conclusão: A esclarecer pelo fato de os resultados estarem em pesquisas.
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