O processo de socialização da criança na Educação Infantil.

  • Autor
  • Amanda Aparecida
  • Resumo
  • Introdução: A Educação Infantil é a primeira experiência da criança no ambiente escolar, complementando a educação básica vindo da família. A criança vai compreender o meio social e se adaptar aquilo que a espera, aprendendo ser um indivíduo ético e crítico na sociedade. A família é o primeiro agente social que promove a socialização primária, sendo a socialização secundária aquela adquirida por meio do convívio em outros espaços que introduz um ser socializado em novos setores para adequá-lo de acordo com a sociedade. Objetivo: Analisar de forma qualitativa o processo de socialização da criança na Educação Infantil, nos Centros de Educação Infantis no município de Patrocínio-MG. Material e Métodos: Foi realizada uma pesquisa quali-quanti, de cunho bibliográfico, por meio da busca de dos teóricos em livros, artigos científicos, sites, entre outros, sendo complementada com uma pesquisa de campo foi realizada em dois Centros de Educação Infantil Municipal, localizados no Município de Patrocínio-MG. Participaram da pesquisa oito educadores infantis. Foram aplicados questionários com questões abertas e fechadas, para a coleta de dados de realidade, sendo os mesmos apresentados por meio de gráficos e análise de conteúdo, de acordo com Minayo (2014). Resultados: Os educadores argumentam ter um planejamento para a recepção das crianças, estando preparados para ajudar no momento de choro e da insegurança da separação familiar. Pode-se inferir que esse processo é essencial para a aprendizagem. Percebe-se que há pouca participação da família na cooperação com a escola. Ao serem questionados, os educadores relatam que traumas de infância afetam a socialização. Constata-se, também, que muitos encontram dificuldade em promover a socialização, destacando os seus pontos positivos e negativos na sala de aula. Conclusão: O processo de socialização da criança na Educação Infantil ocorre desde o momento que a criança é submetida a um ambiente social já formado, como escolas e creches e que é a partir desse meio que a criança terá suas experiências e suas hipóteses de fato.

  • Palavras-chave
  • Aprendizagem. Criança. Família.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas e Educação
Voltar Download
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ciências Biológicas
  • Engenharias
  • Ciências da Saúde
  • Ciências Agrárias
  • Ciências Sociais Aplicadas
  • Ciências Humanas e Educação
  • Linguística, Letras e Artes
  • Multidisciplinar

Comissão Organizadora

UNICERP Centro Universitário do Cerrado Patrocínio
Luiz Antônio Costa Júnior
Darlan Leite da Silva Marques
GISÉLIA GONÇALVES DE CASTRO
Samir Alves Daura
Bruno Pereira Diniz
Publio Andrade Silva

Comissão Científica