Introdução: A alfabetização de crianças com deficiência intelectual é o desenvolvimento das habilidades de escrita e leitura de indivíduos que possuem uma carga cognitiva em menor escala, visando seu desenvolvimento integral e sua inserção na sociedade. É pela alfabetização que o sujeito se faz ativo dentro da sua própria sobrevivência, se tornando capaz de conhecer letras, números, símbolos, placas, bulas de remédios, apto a reconhecer e compreender como ocorre a vida em sociedade e como agir rotineiramente, o que torna o processo de alfabetização muito mais crucial do que apenas codificar e decodificar algo. Objetivos: Compreender como é realizado o processo de alfabetização com crianças com deficiência intelectual, traçar os diferentes graus de deficiência intelectual, identificar como ocorre o diagnóstico das crianças e sua incorporação a escola, caracterizar alfabetização e os seus efeitos no desenvolvimento do aluno, apresentar os métodos, mais comuns aplicados, de alfabetização e letramento. Materiais e métodos: Este trabalho foi fundamentado em uma pesquisa básica, qualitativa e bibliográfica, através da leitura de livros, artigos científicos, entrevistas, teses e sites da internet. Resultados: A alfabetização é a porta de entrada na vida em sociedade, especialmente quando falamos de pessoas com deficiência que sofrem constantes preconceitos, quando se torna capaz de codificar e decodificar as situações mais simples do cotidiano. O que depende de um excelente preparo do docente, que precisa conhecer os aspectos clínicos dos seus discentes, suas experiências e seus conhecimentos previamente estabelecidos. Por isso, é extremamente importante que o processo de alfabetização e o método empregado sejam feitos de maneira preparada, adequada, adaptada e eficaz. Conclusão: Uma prática docente qualificada é feita sob o olhar de um profissional crítico e reflexivo que propicia a essas crianças a construção de um conhecimento sólido e o seu desenvolvimento integral, abordando e agraciando os seus aspectos cognitivos, físicos, emocionais, culturais e sociais por meio de métodos adaptados e visionários.
Comissão Organizadora
UNICERP Centro Universitário do Cerrado Patrocínio
Luiz Antônio Costa Júnior
Darlan Leite da Silva Marques
GISÉLIA GONÇALVES DE CASTRO
Samir Alves Daura
Bruno Pereira Diniz
Publio Andrade Silva
Comissão Científica