O processo de alfabetização de crianças com deficiência intelectual

  • Autor
  • Bruna de Freitas dos Reis
  • Resumo
  •  

    Introdução: A alfabetização de crianças com deficiência intelectual é o desenvolvimento das habilidades de escrita e leitura de indivíduos que possuem uma carga cognitiva em menor escala, visando seu desenvolvimento integral e sua inserção na sociedade. É pela alfabetização que o sujeito se faz ativo dentro da sua própria sobrevivência, se tornando capaz de conhecer letras, números, símbolos, placas, bulas de remédios, apto a reconhecer e compreender como ocorre a vida em sociedade e como agir rotineiramente, o que torna o processo de alfabetização muito mais crucial do que apenas codificar e decodificar algo. Objetivos: Compreender como é realizado o processo de alfabetização com crianças com deficiência intelectual, traçar os diferentes graus de deficiência intelectual, identificar como ocorre o diagnóstico das crianças e sua incorporação a escola, caracterizar alfabetização e os seus efeitos no desenvolvimento do aluno, apresentar os métodos, mais comuns aplicados, de alfabetização e letramento. Materiais e métodos: Este trabalho foi fundamentado em uma pesquisa básica, qualitativa e bibliográfica, através da leitura de livros, artigos científicos, entrevistas, teses e sites da internet. Resultados: A alfabetização é a porta de entrada na vida em sociedade, especialmente quando falamos de pessoas com deficiência que sofrem constantes preconceitos, quando se torna capaz de codificar e decodificar as situações mais simples do cotidiano. O que depende de um excelente preparo do docente, que precisa conhecer os aspectos clínicos dos seus discentes, suas experiências e seus conhecimentos previamente estabelecidos. Por isso, é extremamente importante que o processo de alfabetização e o método empregado sejam feitos de maneira preparada, adequada, adaptada e eficaz.  Conclusão: Uma prática docente qualificada é feita sob o olhar de um profissional crítico e reflexivo que propicia a essas crianças a construção de um conhecimento sólido e o seu desenvolvimento integral, abordando e agraciando os seus aspectos cognitivos, físicos, emocionais, culturais e sociais por meio de métodos adaptados e visionários.

  • Palavras-chave
  • Alfabetização. Deficiência Intelectual. Desenvolvimento. Métodos
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas e Educação
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