Introdução: Ao abordar o tema alfabetização e letramento, entende-se que são processos distintos, porém complementares e que devem caminhar sempre juntos por contribuírem para o desenvolvimento do processo de construção da leitura e escrita da criança. Alfabetização é o conhecimento do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação e de apropriação do domínio da leitura e da escrita. Já o letramento é a compreensão da escrita no mundo letrado, onde os alunos interagem em diversos contextos sociais, fazendo com o que se tornem um aprendizado com eficácia. Ao trabalhar estas atividades individuais, elas permitem os alunos codificarem e decodificarem a escrita e os números, enquanto o letramento determina o uso social por parte do aluno. Objetivos: Compreender como acontece o processo de alfabetização e letramento, conceituar Alfabetização e Letramento e os efeitos no desenvolvimento dos alunos, analisar a importância da leitura para o letramento da criança, compreender o uso do lúdico no processo de alfabetização, identificar a eficácia dos diferentes métodos de alfabetização também são os objetivos deste trabalho. Material e Métodos: Para realização da ação investigativa, foi realizada a pesquisa básica, qualitativa e bibliográfica por meio de leituras de livros, artigos científicos, revistas especializadas e sites das internet. Resultados: É essencial ressaltar que um dos eixos norteadores da ação educativa é sem dúvida o alfabetizar letrando. O letramento sempre será o fator determinante de uma boa alfabetização, contudo a escola necessita de um espaço acolhedor onde o aluno encontre significado e prazer nas funções que desempenha. Desse modo a conexão escola/família/professor é de fundamental importância na rede de apoio da aprendizagem da criança. Conclusão: Conclui-se que a edificação do conhecimento da criança passa por um trabalho contínuo onde o educador, faça o uso da leitura e escrita, para que assim a criança seja capaz de interagir com uma sociedade letrada no início da sua escolarização. Vale frisar que a alfabetização e letramento são processos complexos que não se resumem ao ler e escrever, mas dizem respeito à integralidade da criança em todas as suas perspectivas.
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