Introdução: O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade – TDAH é um problema neuropsiquiátrico que tem como principais manifestações a desatenção, a agitação, a impulsividade e a hiperatividade, podendo ser diagnosticado antes dos sete anos, e persistindo até a vida adulta. Os educadores devem estar preparados para receber alunos com transtornos, como no caso de um aluno que tenha TDAH. Objetivo: O presente trabalho busca compreender como crianças com TDAH convivem e interagem na família e na escola, além de mostrar quais são as causas e as características da criança que apresenta TDAH e como deve ser a interação do professor em sala de aula, como também conhecer a percepção que os profissionais têm da criança com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Metodologia: A coleta de dados teóricos se deu por meio de uma pesquisa bibliográfica através da busca em artigos científicos, sites, revistas especializadas, dentre outros, com o intuito de demonstrar como o professor pode trabalhar com crianças diagnosticadas com Transtorno de Déficit de Atenção com hiperatividade. A fim de obter mais informações sobre o tema realizou-se também uma pesquisa de campo, em uma escola particular de Ensino fundamental, situada na cidade de Patrocínio. Participaram da pesquisa profissionais da referida escola, sendo cinco professoras, uma coordenadora do ensino fundamental l e a vice-diretora do colégio. Resultados: Dentre muitas estratégias para ajudar o aluno com TDAH a formação continuada é uma das mais importantes para que o professor esteja sempre inovando suas metodologias e suas práticas, e também aperfeiçoando seus conhecimentos, a fim de que possa lidar com as diferenças em sala de aula tornando-se capaz de adquirir a qualidade de ensino esperada. Quando se trata de ensino, ver experiências na prática e seus resultados é um estímulo positivo ao aprendizado. Conclusão: o TDAH não tem cura, porém com um trabalho em equipe, escola e família, estabelecendo normas sobre os comportamentos, criando rotinas, ensinando o aluno de uma maneira mais aberta e fácil, pode--se contribuir de forma positiva para o processo ensino aprendizagem fazendo com que esses alunos apresentem um desenvolvimento satisfatório.
Comissão Organizadora
UNICERP Centro Universitário do Cerrado Patrocínio
Luiz Antônio Costa Júnior
Darlan Leite da Silva Marques
GISÉLIA GONÇALVES DE CASTRO
Samir Alves Daura
Bruno Pereira Diniz
Publio Andrade Silva
Comissão Científica