Introdução: A Educação Financeira é indispensável na vida das pessoas, ou seja, diariamente elas são confrontadas com situações que de alguma maneira exigem conhecimentos financeiros. Assim, este assunto deve ser tratado com maestria no dia a dia das instituições de ensino superior e tecnológico. Objetivo: Neste contexto, esta pesquisa tem como objetivo realizar um levantamento dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC’s) de graduação e tecnólogos do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio - UNICERP, de modo a identificar a existência de disciplinas com o enfoque na Educação Financeira e nas Finanças Pessoais. Especificamente, mapear quais são os cursos de graduação e tecnólogos do UNICERP que possuem em suas ementas disciplinas voltadas para a Educação Financeira e as Finanças Pessoais; identificar se existem similaridades entre os PPC’s dos cursos que possuem temáticas voltadas para a formação em Educação Financeira e Finanças Pessoais; e realizar um levantamento da literatura a respeito da inserção do tema Educação Financeira e Finanças Pessoais nas ementas de cursos superiores no país e no mundo. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quali e quantitativa, e um estudo de caso a ser realizado no Centro Universitário do Cerrado Patrocínio – UNICERP. Para realização deste estudo, os dados utilizados serão secundários, ou seja, referem-se a informações já obtidas, seja no levantamento da literatura ou na análise dos PPCs dos Cursos Superiores e Tecnólogos da Instituição de Ensino Superior - IES. Resultados e Conclusão: Por tratar de um projeto a ser desenvolvido, espera-se ampliar a discussão sobre a necessidade de inclusão da educação financeira em todos os cursos superiores e tecnológicos, assunto essencial para a formação pessoal e profissional dos discentes.
Comissão Organizadora
UNICERP Centro Universitário do Cerrado Patrocínio
Luiz Antônio Costa Júnior
Darlan Leite da Silva Marques
GISÉLIA GONÇALVES DE CASTRO
Samir Alves Daura
Bruno Pereira Diniz
Publio Andrade Silva
Comissão Científica