Alfabetização e Letramento

  • Autor
  • Débora Resende Gonçalves
  • Resumo
  •  

    Introdução: A Alfabetização e Letramento são métodos existentes desde os primórdios da humanidade que com o passar do tempo foram se modificando de acordo com as gerações e seus estilos de vidas. Por meio de estudos aprofundados, diversos pesquisadores viram como se fazia necessário a atualização dos meios de leitura e escrita, se tornando como são conhecidas pela atualidade. Objetivo: Compreender a importância dos processos de Alfabetização e de Letramento. Material e Métodos: O estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica em diversos livros, sites, registros acadêmicos, revistas, entre outros materiais de leitura que abordassem sobre o tema proposto. Resultados: A humanidade sempre buscou formas de expressar seus sentimentos, visão de mundo e maneiras de viver, registrando com desenhos nas paredes das cavernas evoluindo com o passar das eras. Uma pessoa era considerada alfabetizada somente por saber ler e escrever, compreendendo o código, mas, após a evolução foi compreensível a necessidade de desenvolver textos eficientes e apropriados à certas situações, exigindo assim habilidade e mais conhecimento. Alfabetização e Letramento são processos distintos, porém interligados e complementares. Alfabetização é o processo onde o aluno constrói o conhecimento de conceito usando de técnicas para chegar a tal, e não um simples analisar e memorizar a grafia das palavras  enquanto o letramento é o cultivo e o exercício das práticas sociais que usam a escrita. Ou seja, não basta o aluno somente saber ler e escrever e se acomodar, ele necessita ter contato com o material diariamente buscando sempre se aprimorar. Conclusão: Conclui-se que muitas pessoas não possuem entendimento sobre o letramento, e sua grande necessidade para os alunos na fase da alfabetização, que é o processo de ensinar a ler e a escrever. Tem-se que a  alfabetização não existe sem o letramento. É básico saber ler e escrever, mas também se torna necessário fazer com que seja contínuo, aprimorado, buscando sempre adquirir maior conhecimento.

  • Palavras-chave
  • Alfabetização, estudantes, conhecimento, leitura.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas e Educação
Voltar Download
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ciências Biológicas
  • Engenharias
  • Ciências da Saúde
  • Ciências Agrárias
  • Ciências Sociais Aplicadas
  • Ciências Humanas e Educação
  • Linguística, Letras e Artes
  • Multidisciplinar

Comissão Organizadora

UNICERP Centro Universitário do Cerrado Patrocínio
Luiz Antônio Costa Júnior
Darlan Leite da Silva Marques
GISÉLIA GONÇALVES DE CASTRO
Samir Alves Daura
Bruno Pereira Diniz
Publio Andrade Silva

Comissão Científica