Impacto de um protocolo de intervenção na coordenação motora de crianças escolares

  • Autor
  • Amanda Paiva Rocha
  • Co-autores
  • Nilce Maria de Freitas Santos , Gisélia Gonçalves de Castro
  • Resumo
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    Introdução: A coordenação é conceituada como o grau de desempenho na realização de várias tarefas motoras, coordenação de movimento e o controle sobre um determinado resultado motor. Objetivo: Verificar o impacto de um protocolo de intervenção na coordenação motora de crianças escolares. Metodologia: Este estudo trata-se de uma pesquisa de campo intervencionista, com abordagem quantitativa descritiva, cuja amostra foi composta por 144 estudantes de uma escola estadual com faixa etária entre seis e onze anos, divididos em cinco grupos de acordo com o ano escolar do ensino fundamental I. A coleta de dados foi realizada previamente por meio da aplicação do Teste Körper koordinations test Für Kinder (KTK) e após a identificação da faixa etária das crianças que obtiveram baixa coordenação, foi aplicado o protocolo de intervenção em 22 alunos dos 144 inicialmente.  Dado o término da coleta e intervenção, os dados foram armazenados em uma planilha e para análise estatística foram utilizados os testes não paramétricos de Kruskal-Wallis, Dunn e Wilcoxon. O estudo foi aprovado pelo COEP – Comitê de Ética em Pesquisa – UNICERP sob o protocolo Nº: 20211450PROIC005. Resultados: Foi encontrado que o 1o e 2o ano apresentaram scores menores na coordenação motora e que a os valores médios da coordenação aumentou de acordo com o ano escolar. Em relação ao grupo de intervenção, houve uma diferença estatisticamente significativa (p-valor < 0,05), onde a média da soma dos testes após a aplicação do protocolo de intervenção foi superior em relação ao anterior. Conclusão: Conclui-se que os escolares com idades mais baixas apresentam déficit na coordenação motora associada a alterações no ritmo, equilíbrio, força, agilidade, lateralidade e velocidade examinadas pelo teste KTK. Diante disso, o protocolo de intervenção aplicado gerou um impacto significativo na melhora da coordenação motora de crianças escolares.

     

  • Palavras-chave
  • Coordenação, criança, escola, intervenção
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências da Saúde
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