TDAH NA ESCOLA: ESTRATÉGIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

  • Autor
  • Fernanda Aparecida de Castro Fontes
  • Resumo
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    Introdução: O TDAH é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas que não possui cura e que afeta principalmente as áreas cognitivas e comportamentais do cérebro. Apesar de seu diagnóstico ser essencialmente clínico, os sintomas podem ser observados desde a primeira infância pois manifesta-se principalmente através de comportamentos excessivos ou inapropriados. É percebido mais facilmente no ambiente escolar por gerar grandes prejuízos a vida acadêmica e social dos indivíduos que vivem com esse transtorno. Objetivos: Apontar estratégias e práticas pedagógicas que possam ser facilitadoras no processo de ensino e aprendizagem de crianças com TDAH; apresentar a importância da busca de conhecimentos sobre as características e limitações do TDAH; conhecer os aspectos dificultadores no processo de ensino e aprendizagem de alunos diagnosticados com TDAH; destacar estratégias e práticas pedagógicas que ofereçam melhor resultado no desenvolvimento educacional de alunos com TDAH. Materiais e Métodos: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica feita através do levantamento de obras publicadas, na forma escrita ou eletrônica, sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. O estudo tem como objetivo analisar dados, em textos já publicados, para reunir informações e conhecimentos visando responder a problemática apresentada; Resultados: O TDAH tem sido percebido com frequência no ambiente escolar e a quantidade de alunos que apresentam as características do transtorno tem se tornado cada vez maior. A intervenção da escola é fundamental, com relação aos alunos para que sejam tratados no tempo correto diminuindo o impacto dos prejuízos causados pelo TDAH, e com relação as famílias para que recebam as orientações e o apoio da escola.  O “modus operandi” do educador em sua sala de aula é um fator que pode amenizar os impactos no desempenho escolar de alunos com TDAH. Para que isso aconteça o professor deve informar-se sobre o transtorno e suas características, e trabalhar em conjunto com a escola, família e com especialistas da área da saúde. Conclusão: O TDAH gera inúmeros prejuízos à vida das pessoas que vivem com esse transtorno, afetando desde o desenvolvimento de tarefas fáceis do dia a dia até o desempenho escolar e as interações sociais do indivíduo. Um docente que visa oferecer um ensino inclusivo em sua sala de aula procura por estratégias pedagógicas que possam enriquecer a sua prática tornando-a mais inclusiva e oferecendo a todos uma educação igualitária e de qualidade.

     

  • Palavras-chave
  • Aprendizagem, Desempenho Acadêmico, Ensino.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas e Educação
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