INVESTIGAÇÃO SOBRE O ENSINO DA FAUNA DO BIOMA CERRADO EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

  • Autor
  • Andressa Rita Pereira Corrêa
  • Co-autores
  • Queroanne Isabel Xavier
  • Resumo
  •  

    Introdução: Diversos experimentos atuais destacam o sucesso no mercado de trabalho com relação direta a melhores condições na educação. No ensino de biologia, é englobado diversas dificuldades entre elas estão as aulas formais que geralmente tornam cansativo o ensino, e a complexidade dos conceitos que tornam a aprendizagem mais difícil. Sendo um dos principais gargalhos do ensino de biologia está relacionado as dificuldades de fazer com que o estudante olhe para si mesmo como parte do nosso ambiente, e fazer com que ele compreenda de certa forma que suas atitudes podem prejudicar os mecanismos naturais. Mais adiante de entender que o ser humano de maneira nenhuma é melhor que outros seres vivos. Em virtude de várias publicações, como nos livros didáticos, e nos locais como escolas e, e de maneira mais vasta, no imaginário brasileiro, o tema cerrado é um bioma que é visto como se a biodiversidade fosse muito escassa. É apresentado como “um ambiente pobre em espécies animais e vegetais, compostas por plantas mirradas devido à escassez de água e as queimadas frequentes, e assim, desprovido de beleza e utilidade para o homem”. Consequentemente é afirmado que a educação é um método importante para mostrar aos alunos o devido valor, funções especificas e o atual estado de degradação do bioma cerrado. Uma visão crítica do comportamento humano. Com base nesse conhecimento é feito uma análise sobre o conhecimento dos alunos sobre o cerrado, com o intuito de auxiliar a formação de uma consciência ecológica e preservação, e a realidade é diferente no dia a dia dos alunos na escola básica. Objetivo: Analisar se a abordagem da temática: Fauna do Cerrado, está sendo ensinado aos alunos do Ensino Fundamental II, de forma satisfatória. Metodologia: Elaboração de questionários, Aplicação de questionário em sala de aula, será aplicado o questionário em duas salas do oitavo ano e duas salas do nono ano Análise dos resultados. Resultados: Ainda não foi feito a coleta dos dados, e ainda não teve aprovação do COEP.

     

  • Palavras-chave
  • Conhecimento. Degradação. Discentes. Preservação
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Ciências da Saúde
Voltar Download
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ciências Biológicas
  • Engenharias
  • Ciências da Saúde
  • Ciências Agrárias
  • Ciências Sociais Aplicadas
  • Ciências Humanas e Educação
  • Linguística, Letras e Artes
  • Multidisciplinar

Comissão Organizadora

UNICERP Centro Universitário do Cerrado Patrocínio
Luiz Antônio Costa Júnior
Darlan Leite da Silva Marques
GISÉLIA GONÇALVES DE CASTRO
Samir Alves Daura
Bruno Pereira Diniz
Publio Andrade Silva

Comissão Científica