Introdução: Durante a rotina acadêmica os estudantes são submetidos a diversas disciplinas ao longo da graduação. Algumas disciplinas apresentam um grau de dificuldade superior a outras fazendo com que os discentes apresentem maior dificuldade na assimilação do conteúdo, fazendo com que seja necessário a utilização de medidas e estratégias a fim de favorecer o entendimento e o estuda da mesma. Desta forma os discentes desenvolvem estratégias próprias para estudo e fixação do conteúdo e facilitar o entendimento. Diversas técnicas podem ser utilizadas como criação de mapas mentais, resumos, criação de portfólios, dentre outros. De tal maneira, a identificação das técnicas de aprendizagem utilizadas por discentes é de suma importância, pois favorece a adoção de medidas mais efetivas no processo de ensino/aprendizagem. Objetivo: Objetiva-se relatar as principais técnicas de aprendizado utilizadas por discentes de ensino superior para favorecer seu entendimento da disciplina a ser ministrada. Metodologia: O presente trabalho teve duração de 12 meses e consistiu na avaliação de estratégias de aprendizado utilizadas por estudantes do curso de medicina veterinária que cursaram a disciplina de fisiologia veterinária II. O trabalho consistiu na aplicação de questionário que foi disposto aos discentes. O questionário contemplava questões sobre as formas de estudo utilizadas pelos alunos para melhor compreensão do conteúdo. E as opções de respostas foram organizadas a partir da escada de likert com notas de 1 a 5, sendo 1 nunca realizado e 5 sempre realizado. Resultados: Para todas as formas de aprendizado questionadas aos discentes eles relataram que realizam frequentemente. Entretanto, quando questionados sobre a capacidade de aprender imaginando uma situação real, certificando que está aprendendo o que o professor discorre em sala e tentando fazer ligação do discorrido com conhecimento prévio, os discentes relatam que realizam quase sempre, sendo essas as técnicas mais realizadas pelos mesmos. Conclusão: As técnicas de aprendizado favorecem o entendimento do conteúdo pelos discentes, ocasionado mais assimilação e compreensão.
Comissão Organizadora
UNICERP Centro Universitário do Cerrado Patrocínio
Luiz Antônio Costa Júnior
Darlan Leite da Silva Marques
GISÉLIA GONÇALVES DE CASTRO
Samir Alves Daura
Bruno Pereira Diniz
Publio Andrade Silva
Comissão Científica