Introdução: a atividade física (AF) em pré-escolares está associada à melhora do desenvolvimento físico, social e psicológico. Em crianças com alto comportamento sedentário (CS) pode relacionar com o aparecimento de doenças e prejuízos a saúde. Além disso, ficou evidente a necessidade da adoção do estilo de vida mais saudável dos pais, para influenciar nos comportamentos dos filhos. Objetivo: analisar a relação entre a exposição ao CS dos pais com AF total de pré-escolares. Metodologia: Estudo epidemiológico, de corte transversal, de caráter descritivo com amostra composta por conveniência de pré-escolares em escolas privadas de Patrocínio-MG. O instrumento utilizado para coleta de dados foi o Preschool-age physical activity questionnaire (Pre-PAQ). As variáveis foram tabuladas no programa Microsoft Excel® e analisadas pelo software IBM SPSS versão 26.0. A normalidade dos dados foi verificada através do teste Kolmogorov-Smirnov. A análise descritiva foi realizada através das medidas de mediana e intervalo interquartil (IIQ), e da frequência absoluta e relativa. Para análise das correlações investigadas foi utilizado o teste de Spearman. Adotados os pontos de corte propostos por Cohen (1988) para avaliar o nível da correlação, no qual, 0,10 a 0,29 considerados como fraca; escores entre 0,30 a 0,49 considerados como moderados e valores entre 0,50 a 1,0 interpretados como forte. Com nível de significância de 5%. Resultados: amostra foi de 44 alunos, com faixa etária mais prevalente dos pois de 30 a 39 anos (70,5%), com ensino superior (88,6%) e renda familiar de 9 a 12 salários mínimos (29,5%). Foi possível observar uma correlação positiva moderada entre o CS total dos pais e a AF total dos pré-escolares (r= 0,358; p = 0,017), ou seja, quanto maior o CS dos pais, menor será o tempo de AF dos pré-escolares, e o inverso também se aplica. Conclusão: é evidente a relação positiva moderada entre a exposição ao CS pelos pais com o tempo em AF total dos pré-escolares. Sugere-se políticas públicas direcionadas aos pais de pré-escolares, diante da necessária adoção do estilo de vida mais saudável.
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