Avaliação de habilidades sociais e emoções com crianças no contexto escolar pós-pandemia

  • Autor
  • Milene Cabral Costa
  • Co-autores
  • Guilherme Henrique Alves , Gisélia Gonçalves de Castro , Tacyana Silva Peres
  • Resumo
  • Introdução: A relação entre as habilidades sociais e os sentimentos das crianças no contexto acadêmico tem ganhado cada vez mais destaque no cenário contemporâneo. A fase escolar proporciona ao aluno uma interação social com o meio, diferente da que é oferecida pela família, contribuindo não apenas para adquirir conhecimento como também habilidades que lhe permitam optar por um estilo de vida saudável. Objetivo: Compreender os sentimentos e as habilidades sociais das crianças no contexto escolar. Metodologia: Pesquisa de ordem qualitativa, descritiva e de campo, no qual foi realizada na Escola Estadual Líbia Lassi Lopes, em Patrocínio/MG. A amostra visou a participação de três alunas, com idades entre 6 e 7 anos já matriculados na escola, como critério de inclusão foi utilizado à autorização dos pais/responsáveis através do Termo de Consentimento Livre Esclarecido. A coleta de dados foi realizada através de uma sessão de Hora Lúdica, um método que pode ser utilizado pelo psicólogo para conhecer a realidade da criança, pois consiste na análise de desenhos e histórias realizados pela criança de forma livre, logo após, os desenhos foram avaliados a partir da técnica de análise de conteúdo. Resultados: A partir dos resultados obtidos foi possível perceber o quanto um núcleo familiar desajustado pode gerar prejuízos para a construção social e emocional das crianças, além das graves consequências que a ansiedade tem gerado, a dificuldade em lidar com os sentimentos, a falta de autoestima e o imediatismo, que vem crescendo cada vez mais. Conclusão: O estudo contribui como um indicativo de que é necessário falar sobre as emoções e a importância das habilidades sociais. Evidenciando a necessidade de se trabalhar com as crianças sobre estas habilidades, mostrando como elas podem lidar com situações que vivenciam.

  • Palavras-chave
  • Criança. Habilidade Social. Sentimentos. Escola. Saúde.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas e Educação
Voltar Download
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ciências Biológicas
  • Engenharias
  • Ciências da Saúde
  • Ciências Agrárias
  • Ciências Sociais Aplicadas
  • Ciências Humanas e Educação
  • Linguística, Letras e Artes
  • Multidisciplinar

Comissão Organizadora

UNICERP Centro Universitário do Cerrado Patrocínio
Luiz Antônio Costa Júnior
Darlan Leite da Silva Marques
GISÉLIA GONÇALVES DE CASTRO
Samir Alves Daura
Bruno Pereira Diniz
Publio Andrade Silva

Comissão Científica