Introdução: Existe um aumento do número de crianças diagnosticadas TEA. O qual se caracteriza por um transtorno do neuro desenvolvimento, que pode comprometer habilidades de comunicação, socialização, sensoriais e pela presença de comportamentos restritivos e interesses repetitivos e restritos. Objetivo: Compreender como são utilizados os recursos de ensino com autistas, com relevância no ensino aprendizagem dos alunos. Metodologia: Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, por meio da qual o assunto foi abordado através da busca de dados teóricos em livros e artigos científicos, identificando os principais recursos utilizados em sala para o trabalho com crianças com TEA. Resultados: Estes recursos têm diversos fundamentos, pois auxilia na dificuldade que a criança apresenta. Eles podem ser utilizados tanto em sala de aula como em casa com o auxílio de seus responsáveis, para que com aluno consiga aprender de maneira mais significativa. Muitos desses recursos podem ser utilizados com os demais alunos da sala, pois pode ajudar em seu aprendizado. Planejar uma aula, quando se encontra com um aluno especial em sala requer um cuidado maior, mas com o auxílio da professora de apoio, podem sempre encontrar o melhor recurso para ser utilizado com o aluno, e sempre ficar atento a necessidade de cada aluno. A educação de alunos com Transtorno do Espectro Autista é algo que, determina muita habilidade comportamental e social. Todas essas táticas tem uma grande importância para ele, pois pode auxiliar na sua evolução diária. Entretanto e preciso que sejam feitas pesquisas que auxiliem nestes recursos, pois é preciso inovar, e estes recursos podem ser modificados pelo professor e também dar origem a recursos novos. Conclusão: Conclui-se que o processo de aprendizado do aluno autista depende de seu grau, da forma como é trabalhado e da aceitação dos pais, pois essa aceitação tem um papel muito importante para seu aprendizado. A escola precisa do apoio da família, para não trabalhar sozinha, visando promover o melhor desenvolvimento do aluno.
Comissão Organizadora
UNICERP Centro Universitário do Cerrado Patrocínio
Luiz Antônio Costa Júnior
Darlan Leite da Silva Marques
GISÉLIA GONÇALVES DE CASTRO
Samir Alves Daura
Bruno Pereira Diniz
Publio Andrade Silva
Comissão Científica