Introdução: A questão ambiental vem sendo conferenciada como cada vez mais urgente e importante para a coletividade, pois o futuro da humanidade está associado com a relação estabelecida entre a natureza e o uso que a sociedade efetiva dos recursos naturais disponíveis. A Educação Infantil é um espaço importante de socialização e de trocas de experiências, assim, quanto mais cedo a reciclagem estiver aplicada na Educação Infantil, maiores são as chances de alcançar a consciência ambiental efetiva. Objetivo: Evidenciar a proposição da educação ambiental e a dimensão da reciclagem no Ensino Infantil no Brasil. Material e Métodos: Para a elaboração do presente trabalho foram utilizados estudos de outros projetos e artigos acadêmicos, juntamente com estudos de teóricos como: Reigota (2010), Jacobi (2003) e Freire (2009), para complementar a pesquisa. Além disso, foram realizados estudos sobre o tema e legislação brasileira. Portanto, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica com intuito de realizar o levantamento e análise crítica dos documentos publicados sobre a importância da reciclagem na Educação Infantil, pertinente para atualizar, desenvolver o conhecimento e contribuir com o presente artigo acadêmico. Resultado: O trabalho em si encontra-se em estado de desenvolvimento, portanto, até o momento não foram obtidos resultados para o desenlace. Assim mesmo, foi possível compreender que as práticas sociais, juntamente com o papel dos professores como mediadores do conhecimento se faz necessário para que os(as) estudantes adquiram uma base adequada de compreensão essencial do meio ambiente global e local. Conclusão: É necessário que haja projetos e ações, tanto políticas quanto sociais para a questão da preservação do meio ambiente, do meio social que se vive e, inclusive, ter a consciência sobre o consumo sem desperdício. É pertinente que tais ações comecem desde muito cedo na vida do cidadão, assim, poderá estar apto(a) e dispor da interdependência dos problemas e buscar soluções com responsabilidade, para construir uma sociedade planetária mais equitativa e ambientalmente sustentável, criando assim desde criança uma consciência sustentável.
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