ACAREAÇÃO DAS METODOLOGIAS REMOTAS NO ENSINO ESTADUAL E PARTICULAR DURANTE A PANDEMIA DO COVID - 19 NA CIDADE DE PATROCÍNIO – MG

  • Autor
  • Marcela Cristina de Souza
  • Co-autores
  • Queranne Isabel Xavier Ferreira
  • Resumo
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    Introdução: A atual pandemia do Covid - 19 alterou drasticamente o cotidiano da população mundial. A ocasião exigiu a interrupção de todas as atividades e a implantação pelos órgãos da saúde, do isolamento social rigoroso, a fim de reduzir o contágio da doença. Esta perturbadora ação, fez com que entrássemos em uma realidade distinta da vivenciada normalmente, em especial aos estudantes, para os quais, as aulas presenciais foram interrompidas por tempo indeterminado e se expuseram e vislumbraram diferentes meios remotos. Objetivo: Por conseguinte, este trabalho visa como objetivos, comparar as metodologias remotas utilizadas durante o período de pandemia em duas escolas do município de Patrocínio-MG, uma de ensino público estadual e outra de privado, buscando evidenciar os impactos destes recursos nas séries finais e sua distinção no ensino público e particular. Metodologia: A metodologia empregada foram as pesquisas de forma virtual, no qual foi encaminhado um link via WhatsApp para cada aluno, o qual continha um questionário do Google Forms, com questionamentos autoavaliativos, aplicados isonomicamente para alunos do ensino médio, das instituições sendo uma privada e outra estadual, as quais portamos o consentimento dos diretores e superintendência, na cidade de Patrocínio, localizada no estado de Minas Gerais. Além disso, realizou-se revisões bibliográficas relacionadas ao tema pautado, buscando citações e referências para o embasamento científico concreto e verídico. Por fim, analisamos cada um dos resultados encontrados, comparando-os, para alcance de nossos objetivos. Resultados: Obtiveram-se após a aplicação dos questionários, 132 respostas de estudantes, os quais 59,8% eram da rede privada e 40,2% da rede pública. Foi evidenciado o fator de que a ferramenta mais utilizada por ambos os ensinos eram o WhatsApp, por sua vez no ensino privado o Google meeting foi de uso contínuo, enquanto o PET (Plano de Estudos Tutorados) foi ferramenta principal na educação estadual. Conclusão: Constatamos então, após a pesquisa que a evidente discrepância entre o ensino público e privado se perpetuou ainda mais, no cenário pandêmico, no qual o primeiro se encontrou mais fragilizado, devido a fatores de infraestrutura, acesso a tecnologias e recursos remotos.

     

  • Palavras-chave
  • Conhecimento. Doença. Ensino médio. PET. Zomm Meeting.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências da Saúde
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