O Reflexo da socialização na educação infantil

  • Autor
  • Isadora Aparecida de Oliveira
  • Co-autores
  • FÁTIMA YUKARI AKIYOSHI FRANÇA
  • Resumo
  •  

    Introdução: A Educação Infantil pode ser vista como algo construtivo que fornece contribuição para o desenvolvimento sócio-intelectual da criança. Entretanto, pode-se perceber que durante a fase em que a criança está inserida na Educação Infantil é muito importante sua convivência com outras pessoas além da própria família. No presente estudo, pretendeu-se apontar possíveis caminhos na construção de uma prática da docência que consiga socializar os alunos da Educação Infantil de forma a contribuir com a aprendizagem. Objetivo: Apresentar os desafios que as crianças experienciam perante a socialização adquirida nos educandários referentes à Educação Infantil. Material e Métodos: Utilizou-se como alternativa metodológica a pesquisa bibliográfica, embasada por meio de livros, artigos científicos, revistas especializadas e web site. Foram utilizados estudos de GRESHAM (1991); BORSA (2007) e BERGER (2004) para contribuir nos estudos propostos. Resultado: A pesquisa mostrou que devido à grande importância da socialização para o desenvolvimento sociológico do indivíduo, visto que além de ter interação, ele aprende a estar também convivendo com outras pessoas. Isto poderá contribuir para que se tenha um bom convívio social na vida adulta. Conclusão: Observou-se que, quando a criança se socializa ela passa a formular novas hipóteses, construir conhecimentos coletivos por meio do diálogo e discussão de convicções. Aprendem também a escutar e a trabalhar em grupo passando desta maneira a sempre estarem construindo novos conceitos, pois, quando o professor oportuniza um trabalho em grupo, as crianças se organizam buscando alcançar os objetivos propostos pelo educador. Em suma, compreende-se que para ocorrer a educação ideal para uma formação integral do indivíduo é preciso valorizar a individualidade da criança, o cultivo à infância, o incentivo à criatividade e a busca da liberdade individual e subjetiva sem desprezar a socialização escolar tornando-se um sujeito ativo em seu processo de aprendizagem.

     

  • Palavras-chave
  • Educação. Educador. Criança. Socialização.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas e Educação
Voltar Download
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ciências Biológicas
  • Engenharias
  • Ciências da Saúde
  • Ciências Agrárias
  • Ciências Sociais Aplicadas
  • Ciências Humanas e Educação
  • Linguística, Letras e Artes
  • Multidisciplinar

Comissão Organizadora

UNICERP Centro Universitário do Cerrado Patrocínio
Luiz Antônio Costa Júnior
Darlan Leite da Silva Marques
GISÉLIA GONÇALVES DE CASTRO
Samir Alves Daura
Bruno Pereira Diniz
Publio Andrade Silva

Comissão Científica