HANDEBOL APÓS O ENSINO MÉDIO: COMO É A PRÁTICA ESPORTIVA?

  • Autor
  • Luis Carlos de Oliveira
  • Co-autores
  • Rizia Rocha Silva , Ana Flávia Andalécio Couto da Silva
  • Resumo
  •  

    Introdução: O handebol como um esporte tem sua prática estimulada. A continuidade da prática desse esporte após a conclusão do ensino médio (EM) é raríssima, devido a diversos fatores. Objetivo: Compreender quais fatores podem ou não influenciar a continuidade de handebol após a conclusão do EM. Material e Métodos: Estudo observacional transversal, com características quantitativas descritivas e metodologia de bola de neve. Os participantes foram ex-jogadores de handebol escolar. Utilizou-se o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) versão curta, e um instrumento foi desenvolvido para coleta que ocorreu no formato online. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa do UNICERP, sob protocolo nº 20221450EDF005. Resultados: Participaram do estudo 68 indivíduos, idade de ±27 anos de seis estados brasileiros. 66,2% são muito ativos, 16,2% permaneceu praticando handebol após o EM pela saúde e lazer, e 33,8% participam de campeonatos. Como fator que influencia a prática após EM 58,8% considera ter tempo e recursos e 32,4% falta de jogadores e local propício. Em relação aos fatores de desistência da prática após o EM 19,1% indicaram dificuldade de conciliar as atividades diárias ao esporte, 17,6% falta de tempo e 14,7% não encontram pessoas para jogarem. A prática do handebol no EM nas aulas e ser atleta da escola apresentou diferença significativa entre os gêneros (p=0,022). Os indivíduos que participavam da prática de handebol e competiam em eventos externos apresentaram maior prevalência de serem suficientemente ativos (66,7%) e muito ativos (68,9%), mesmo sem apresentar diferença significativa (p=0,695).  Não foi identificada associação do nível de atividade física pela continuidade da prática do handebol após o EM (p=0,215), mas os que não permaneceram tem maior prevalência de serem insuficientemente ativos (54,5%). Conclusão: Percebe-se que a prática do handebol no EM apresenta tendencia de permanecer após a sua conclusão e estes indivíduos apresentarem altos níveis de atividade física. Os fatores que podem influenciar e desistir estão relacionados prevalentemente ao tempo.

     

  • Palavras-chave
  • Ensino Secundário. Esportes de equipe. Exercício Físico.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências da Saúde
Voltar Download
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ciências Biológicas
  • Engenharias
  • Ciências da Saúde
  • Ciências Agrárias
  • Ciências Sociais Aplicadas
  • Ciências Humanas e Educação
  • Linguística, Letras e Artes
  • Multidisciplinar

Comissão Organizadora

UNICERP Centro Universitário do Cerrado Patrocínio
Luiz Antônio Costa Júnior
Darlan Leite da Silva Marques
GISÉLIA GONÇALVES DE CASTRO
Samir Alves Daura
Bruno Pereira Diniz
Publio Andrade Silva

Comissão Científica