Introdução: Nesse estudo buscamos mostrar a importância das atividades lúdicas para as crianças com síndrome de down, o tema vai além da busca de conhecimentos, visa demonstrar os meios de ensino para essas crianças que muitas vezes são excluídas do ambiente escolar. Crianças com síndrome de Down têm vários graus de deficiência mental, ou seja, aprendem mais devagar e alguns têm mais dificuldade de raciocinar do que outros. Por isso é importante incluir varias atividade ludicas para que elas possa desenvolver melhor de forma mais agradavel que é brincando. Brincar é fundamental para o desenvolvimento da criança. Brincar é envolvente, interessante e informativo. Envolvente porque coloca a criança em um contexto de interação nas suas atividades físicas e fantasiosas e ao mesmo tempo desperta o interesse e informa a criança.Objetivos: Demonstrar que as atividades lúdicas contribuem para uma melhor socialização e desenvolvimento das crianças com síndrome de down, desenvolvendo a estimulação de habilidades motoras e social, através do brincar. Demostrar que jogos e brincadeiras auxiliam na aprendizagem. Elucidar a atividade lúdica como ferramenta para despertar o interesse e a curiosidade da criança.Materiais e métados: Foram encontrados e lidos artigos, e incluídos à pesquisa artigos tratando da temática ludicidade e Síndrome de Down. Buscou-se apresentar neste trabalho a ludicidade e suas contribuições para a criança com Síndrome de Down, nesta perspectiva foi iniciado o processo de busca de artigos que relatassem sobre a temática.Resultados: Buscar métodos diferentes de acordo com cada grau de deficiência intelectual afim de proporcional um melhor desenvolvimento infantil. É importante que o professor esteja sempre disposto a inovar e criar estratégias para que prenda a atenção do aluno, usando bastante criatividade.Adaptar materiais utilizando a criatividade para que prende a atenção da criança para que aja uma aprendizagem mais significativa.Conclusão: Traz grandes contribuições sobre a temática e novos olhares sobre a ludicidade e suas contribuições tão significativas para o processo educacional da criança com Síndrome de Down, pois o lúdico utilizado enquanto recurso pedagógico mostra sua seriedade e benefícios que vão além de meras brincadeiras, a ação lúdica provocam a interação e a valorização das atividades.
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