Jogos e brincadeiras e sua importância no desenvolvimento infantil

  • Autor
  • Ana Flavia Mendes de Souza
  • Co-autores
  • Leide Vania Vieira Duarte
  • Resumo
  •  

    Introdução: A ludicidade na educação pode ser compreendida como uma alternativa metodológica que contribui de forma significativa para o processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho tem o intuito de analisar a visão de diversos historiadores e pedagogos que acreditam na importância do lúdico no desenvolvimento do educando e como é visível a sua ajuda no desenvolvimento de aprendizagens quando inserido no meio educacional. Objetivos: Definir o que é o lúdico e sua importância, identificar os brinquedos e as brincadeiras que contribuem para o processo de aprendizagem, mostrar como os brinquedos e brincadeiras podem influenciar na formação escolar e refletir sobre qual a função do educador em todo esse processo. Materiais e métodos: O estudo foi desenvolvido a partir de uma revisão bibliográfica, por meio de livros, artigos científicos, sites da internet. Resultados: A pesquisa mostrou que a utilização do lúdico é uma ferramenta que, além de ser uma forma de aprender brincando, vai muito além do simples ensinar pois dá a criança um grande incentivo e possibilita o seu desenvolvimento de forma que se divirta aprendendo, atraindo a curiosidade e propiciando, à criança, maior chance de absorção daquilo que está sendo ensinado. Conclusão: Diante das pesquisas realizadas, pôde-se concluir que as brincadeiras e os jogos, bem como as demais atividades lúdicas se constituem em uma ferramenta de trabalho muito valorosa para a prática pedagógica na educação. Estas podem ser incluídas no desenvolvimento e aplicação dos conteúdos trabalhados, para que se aprenda de forma prazerosa. Podem ser considerados métodos diferenciados e bastante ativos que estimulam os alunos a realizar as atividades. Dessa forma, a pesquisa mostrou que eles estarão aprendendo e brincando, o que faz parte de seu desenvolvimento no decorrer do processo de formação escolar. Pôde-se constatar, também, que os jogos e as brincadeiras despertam na criança uma aprendizagem significativa quando os conteúdos são organizados, planejados e dirigidos.

     

    Palavras-chave: Lúdico. Aprendizagem. Brincadeiras. Pesquisa.

     

     

  • Palavras-chave
  • Lúdico. Aprendizagem. Brincadeiras. Pesquisa
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas e Educação
Voltar Download
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ciências Biológicas
  • Engenharias
  • Ciências da Saúde
  • Ciências Agrárias
  • Ciências Sociais Aplicadas
  • Ciências Humanas e Educação
  • Linguística, Letras e Artes
  • Multidisciplinar

Comissão Organizadora

UNICERP Centro Universitário do Cerrado Patrocínio
Luiz Antônio Costa Júnior
Darlan Leite da Silva Marques
GISÉLIA GONÇALVES DE CASTRO
Samir Alves Daura
Bruno Pereira Diniz
Publio Andrade Silva

Comissão Científica