O VALOR PEDAGÓGICO DAS RELAÇÕES ESTABELECIDAS EM SALA DE AULA: o papel do educador

  • Autor
  • Vitória Silva Ribeiro
  • Resumo
  • Introdução: A relação entre professor e aluno quando é respeitosa, refletirá no interesse, na participação, e na aprendizagem; aumentando assim a autoestima, autonomia e autoconfiança, sendo a escola vista pelo aluno como um lugar acolhedor e onde se sente feliz. Quando o educador estabelece um clima harmonioso em sala de aula, os alunos se sentem   seguros para tirar suas dúvidas isto leva a uma aprendizagem mais significativa e duradoura pois crescem através do diálogo e do respeito, criando um clima de cumplicidade e respeito. Objetivos: Reconhecer a importância das relações estabelecidas em sala de aula para a aprendizagem; discorrer sobre a importância da interação entre professor e aluno; destacar o emprego da ética na ação docente. Materiais e métodos: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, exploratória e qualitativa, utilizando informações de artigos científicos, livros, dissertações e sites. Resultados: Um professor que se mostra disponível, interessado, atencioso, desenvolve relações afetivas com seus alunos, respeita os limites, oferece apoio nas dificuldades e que demonstra gostar do que faz, estará colaborando para que os alunos se sintam acolhidos e capazes para produzirem e avançarem nos conhecimentos, além de fazer com que também gostem das situações vivenciadas no contexto escolar. O professor deve fazer da sala de aula um lugar agradável, onde o aluno se sinta parte integrante, que sinta confiança e seja feliz. Conclusão: Cabe ao educador fazer seu papel junto com o aluno, construir uma relação amigável, respeitosa e dialógica no espaço escolar. Ele tem que cumprir o que promete para que conquiste autoridade em sala de aula, que não seja autoritário mas que saiba dialogar com todos, que ouça cada um buscando o consenso. Não há como separar o afetivo e o cognitivo; emoção e pensamento, as atitudes afetivas positivas são essenciais e irão contribuir para a aquisição do conhecimento.

  • Palavras-chave
  • Aluno, Aprendizagem, Diálogo, Professor, Relações Afetivas.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas e Educação
Voltar Download
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ciências Biológicas
  • Engenharias
  • Ciências da Saúde
  • Ciências Agrárias
  • Ciências Sociais Aplicadas
  • Ciências Humanas e Educação
  • Linguística, Letras e Artes
  • Multidisciplinar

Comissão Organizadora

UNICERP Centro Universitário do Cerrado Patrocínio
Luiz Antônio Costa Júnior
Darlan Leite da Silva Marques
GISÉLIA GONÇALVES DE CASTRO
Samir Alves Daura
Bruno Pereira Diniz
Publio Andrade Silva

Comissão Científica