O PROCESSO DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS NA ESCOLA

  • Autor
  • Andressa Abadia dos Santos1, Maria Goretti Teresinha dos Anjos e Santos2
  • Resumo
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    Introdução: A Educação Inclusiva é uma proposta de ensino que visa o acesso e ingresso de crianças e adolescentes com deficiência física, intelectual ou psicológica na rede regular de ensino. Quando se fala sobre a inclusão das crianças com autismo na escola de ensino comum, pensamos primeiro na escola se ela estará preparada, e quais são os seus métodos, pensamos também no professor, pois este, muitas vezes, não está preparado para receber os alunos com autismo. Objetivos: Conhecer e mostrar as causas do TEA, identificar as dificuldades enfrentadas por professores e pela família ao lidar com crianças autistas, apresentar algumas possibilidades de trabalho com crianças com TEA. Materiais e Métodos: Foi realizada uma pesquisa exploratória, de cunho bibliográfico, fundamentada em livros, artigos científicos e revistas especializadas, com abordagem qualitativa, analisando resultados e coletando informações. Resultados: A pesquisa mostrou que com o aumento da visibilidade de crianças com espectro de autismo, o olhar sobre as escolas se modificou de forma ampla, exigindo adequações que atendam às exigências específicas desse transtorno. Uma elevada porcentagem dos casos de inclusão pode ser vista como uma dificuldade, uma vez que, grande parte dos professores não estariam preparados para receber seus alunos autistas e a escola, também, não se adequou para acolhê-los junto com seus familiares. Conclusão: Conclui-se que é necessário repensar a infraestrutura das escolas de modo a promover a acessibilidade como também é imperativo que os profissionais recebam uma capacitação que os possibilitem realizar um trabalho pedagógico eficaz com estes alunos. Nessa perspectiva também se torna fundamental o cumprimento da legislação que garante os direitos da pessoa com TEA, garantindo a aprendizagem como direito, considerando as especificidades em cada caso.  Conclui-se ainda que, tão importante quanto a legislação é mostrar as crianças com TEA que elas podem conviver em sociedade, proporcionando-lhes a inclusão que começa na sala de aula.

     

  • Palavras-chave
  • Aprendizagem. Direitos Humanos. Família. Pessoas com Deficiência
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Ciências Humanas e Educação
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