Introdução: O presente trabalho busca explanar a importância da contação de história para o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil, uma vez que é durante a infância que o sujeito desenvolve suas principais capacidades para se relacionar com o outro e com o mundo. A criança desde muito cedo necessita de estímulos para o pleno desenvolvimento da formação do seu caráter, identidade, personalidade, ética, bem como o desenvolvimento intelectual, emocional, cognitivo e psicológico, por isto é fundamental que a criança vivencie esses momentos na escola o que se dá através das histórias. Objetivos: Compreender a importância da contação de histórias na Educação Infantil; analisar a contribuição das histórias para o desenvolvimento integral da criança; mostrar a importância da contação de histórias para o desenvolvimento da leitura ; Materiais e métodos: O estudo foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica, exploratória baseada em livros, artigos científicos e sites da internet. Resultados: A arte de contar história na educação infantil, contribui para desenvolvimento da aprendizagem, desperta para o ato de pensar, sentir e se expressar, além de propiciar o enriquecimento social e afetivo. O professor que adota a prática de contar histórias, contribui significativamente para o desenvolvimento da criança; ao contá-las ele estará contribuindo para a aprendizagem e desenvolvimento integral dos seus alunos, bem como estimulando o gosto pela leitura. Conclusão: No trabalho com a contação de histórias, o professor poderá criar vários ambientes diferenciados para estimular a concentração e a oralidade das crianças; na sala podem ser organizados vários materiais como: revistas, jornais, gibis, rótulos, para que as crianças possam olhar, explorar todo o material e criar novas histórias. Ao serem estimuladas, as crianças se desenvolvem e começam a interagir com o meio, contribuindo assim para o desenvolvimento do caráter, raciocínio, imaginação, criatividade e senso crítico; bem como para o exercício da imaginação. Ao participar de vários momentos de vivências sobre os mais diferentes tipos de histórias, a criança tem a oportunidade de desenvolver a criatividade.
Comissão Organizadora
UNICERP Centro Universitário do Cerrado Patrocínio
Luiz Antônio Costa Júnior
Darlan Leite da Silva Marques
GISÉLIA GONÇALVES DE CASTRO
Samir Alves Daura
Bruno Pereira Diniz
Publio Andrade Silva
Comissão Científica