CARACTERÍSTICAS DOS CONSUMIDORES DE CARNE SUÍNA NO MUNICÍPIO DE PATROCÍNIO-MG

  • Autor
  • Fernanda Gomes Duarte Silva
  • Co-autores
  • Stenia Severo Rabelo , Isabelle Giulia de Oliveira
  • Resumo
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    Introdução: O sistema de criação dos suínos passou por um processo de tecnificação e intensificação na produção devido à diminuição do uso da gordura dos suínos. Atualmente, o Brasil é o quarto maior produtor e exportador de carne suína. No entanto, o consumo dos brasileiros ainda é pequeno se comparado com o consumo de carne bovina e de frango no país. Diante disso, se fazem necessárias pesquisas que busquem entender os motivos pelo reduzido aproveitamento da carne suína em cada região. Objetivo: Analisar o perfil e as preferências dos consumidores de carne suína no município de Patrocínio-MG, e quais os motivos interferem no consumo dessa proteína animal. Metodologia: Foi realizado um estudo descritivo, fundamentado em pesquisa de campo, de abordagem quantitativa. Participaram do estudo residentes do município de Patrocínio-MG, entre 18 e 70 anos de idade. Foi aplicado a cada participante, um questionário com 7 perguntas de múltipla escolha sobre informações socioeconômicas e específicas sobre o consumo de carne suína. Os resultados foram analisados através de gráficos e tabelas. Resultados: Participaram da pesquisa 400 pessoas, sendo 236 do sexo feminino (59%) e 164 do sexo masculino (41%). A faixa etária predominante foi de 18 a 30 anos (57,25%). A renda familiar mensal da maioria, foi de 3 a 4 salários mínimos (38,50%). A carne suína é a terceira carne mais consumida na região (13%), e 93% dos participantes a consome com uma frequência maior de consumo de 1 a 2 vezes por semana (51%). Os principais motivos para um consumo inexistente ou reduzido, são por não gostarem do sabor (13,8%) e por considerarem a carne gordurosa (11,8%). Conclusão: Os consumidores do município de Patrocínio-MG não possuem preferência pela carne suína em comparação com as outras carnes. Além disso, os principais motivos que os impedem de consumi-la são baseadas em uma falta de preferência pelo sabor e a mitos que continuam a ser difundidos. Isso torna importante medidas que levem ao consumidor mais conhecimento sobre essa proteína animal. Projeto de Iniciação Científica concluído.

     

  • Palavras-chave
  • Alimentação, saúde, suínos.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Agrárias
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